Diagnóstico tardio agrava casos de câncer de ovário

70% das mulheres descobrem a doença muito tarde pela dificuldade de identificar os sintomas

ter, 12/05/2015 - 18h24 | Do Portal do Governo

Levantamento feito pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) mostra que 70% das mulheres com câncer de ovário só descobrem a doença quando ela está no estágio avançado, o que compromete o sucesso do tratamento.

Uma das causas do reconhecimento tardio é que o tumor é considerado silencioso e apresenta poucos sintomas. Os sinais são confundidos com desconfortos comuns como aumento do volume abdominal decorrente de inchaço, menstruação irregular e indigestão. Outros indícios da doença são dores abdominais e na região pélvica, perda do apetite e náuseas.

Mensalmente são realizados mais de 800 atendimentos no serviço de ginecologia do Icesp. Do total de pacientes, cerca de 20% têm entre 45 e 54 anos e 70% das mulheres estão acima dos 55 anos, período em que é mais frequente o desenvolvimento do tumor.

Entre os fatores de risco para o câncer de ovário estão o histórico familiar e a obesidade. Mulheres que fazem terapia de reposição hormonal e tratamento para a fertilidade também estão mais propensas a desenvolver a doença.

O câncer de ovário é o tipo de tumor ginecológico com maior índice de mortalidade, chegando a 50%. A dica dos profissionais do Icesp é que as mulheres fiquem atentas às mudanças no corpo e consultem-se com um ginecologista regularmente.

Do Portal do Governo do Estado