Dia Internacional da Mulher: Ivete Sangalo e Rita Lee são homenageadas em evento da CPTM

Público será brindado com exposições, musicais, peças teatrais e espetáculos de dança

sex, 24/02/2006 - 18h49 | Do Portal do Governo

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) preparou uma série de atividades culturais que agitarão suas estações no mês de março. O público será brindado com exposições, musicais, peças teatrais e espetáculos de dança.

Ivete Sangalo, Rita Lee, Vera Fisher e Luma de Oliveira são algumas das personalidades homenageadas na mostra Mulheres de Sucesso, que reúne caricaturas assinadas por 15 desenhistas, e estarão em cartaz na Estação Hebraica-Rebouças, a partir do dia 6. Na mesma data, a exposição A (In)visibilidade da Mulher na Indústria de Papel, será inaugurada no Espaço Cultural Brás.

Durante toda a semana, a programação será incrementada com inúmeras atrações. O público poderá assistir a pré-estréia do espetáculo teatral Amor, Meu Grande Amor, de Renato Andrade, além das apresentações de Dança do Ventre, de Mônica Nassif, do Coral da CPTM, da peça Uma Aprendizagem de Sabores, do workshop Mulheres de Sucesso, e da exposição Tributo a São Paulo – Visão Feminina, da artista plástica Cristiane Carbone.

Todos os eventos são gratuitos para os usuários das estações. Quem estiver nas imediações e quiser participar basta adquirir a passagem por R$ 2,10. Confira a programação completa com os horários das apresentações:

Exposição A (In)visibilidade da Mulher na Indústria de Papel – Brasil – Década de 1920

Sinopse: Composta por fotos, prontuários das ex-funcionárias da Companhia Melhoramentos e  arquivos de jornais, a exposição é fruto da pesquisa da jornalista Áurea Fontes e da historiada Denise Pinoti Munhais. O estudo foi elaborado, a fim de reconstruir uma parte da história de mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da cidade de Caieiras, quase sempre esquecidas pela história.

Data: De 6 a 10/03, das 4h às 24h

Local: Espaço Cultural Brás / CPTM

Exposição Mulheres de Sucesso

Sinopse: Nesta mostra várias personalidades femininas têm suas caricaturas retratadas, como as musas Luma de Oliveira e Vera Fisher e as cantoras Ivete Sângalo e Rita Lee, entre outras homenageadas. Os trabalhos são assinados por 15 desenhistas que utilizaram técnicas diversas.

Data: De 6 a 31/03, das 4h às 24h

Local: Estação Hebraica – Rebouças (Linha C)

Workshop Mulheres de Sucesso

Sinopse: Na data oficial, dia 8, artistas farão caricaturas das usuárias da CPTM que quiserem levar seu desenho para casa.

Data: Dia 8/03, das 10h às 16h

Local: Estação Hebraica – Rebouças (Linha C)

Exposição Tributo a São Paulo – Visão Feminina

Sinopse: A exposição da artista plástica Cristiane Carbone reúne obras que retratam os espaços mais tradicionais da Estação da Luz, recriados em diferentes aspectos. A inspiração da artista vem de uma antiga relação de amor com a Estação, que freqüentava com os pais quando vinha a São Paulo. Desde então, a centenária e majestosa arquitetara da Luz serve de tema para a artista.

Data: De 7 a 10/03, das 10h às 16h

Local: Estação da Luz – Saguão Principal

Teatro Amor, Meu Grande Amor

Sinopse: Pré-estréia do espetáculo dirigido por Renato Andrade. Inspirada em histórias reais, a peça é baseada no relato de vida de três mulheres. Separadas pelo tempo e espaço, elas compartilham alegrias e frustrações. No elenco, as atrizes Cíntia Takeda e Selma Trajano.

Data: Dia 7/03, às 18h30

Local: Estação da Luz – Saguão 2

Musical Pra Todo Mundo Dançar

Sinopse: Neste espetáculo, o grupo Babado de Chita traz muita dança, música, brincadeiras e performances. No repertório, diversas canções e ritmos como ciranda de Pernambuco, jongo, coco e cacuriá. Andréa Soares assina a direção.

Data: Dia 8/03, às 11h

Local: Espaço Cultural Brás / CPTM

Teatro Uma Aprendizagem de Sabores

Sinopse: O espetáculo de Theda Cabrera é um monólogo livremente inspirado no romance Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector. Nessa montagem, os temas amor e erotismo são tratados sob o ponto de vista feminino.

Data: Dia 8/03, às 19h

Local: Estação Júlio Prestes – Passarela de Vidro

Teatro Lua

Sinopse: O espetáculo faz uma viagem pelo universo oriental, retratando a literatura e a dança.  Mônica Nassif  ilustra a performance através de poemas, contos e histórias.

Data: Dia 9h, às 11h30

Local: Estação da Luz – Saguão 2

Dança do Ventre

Sinopse: A atriz e dançarina Mônica Nassif procura resgatar a feminilidade em sua essência durante a apresentação. Versada nos palcos e na TV, Mônica trabalhou com Luiz Fernando de Carvalho, na minissérie Hoje é Dia de Maria, e com os diretores Gabriel Villela e Romero de Andrade Lima.

Data: Dia 10h, às 18h

Local: Espaço Cultural Brás / CPTM

Informações: 0800 055 0121 ou  www.cptm.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da CPTM

C.A.