Dia da Poesia: Casa das Rosas tem programação especial

Comemorado nesta segunda (31), tema será atração durante todo o mês de novembro, com microfone aberto para público, oficinas e debates

seg, 31/10/2016 - 18h23 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (31) é comemorado o Dia da Poesia. Para quem gosta de recitar, escrever ou apenas ler poesias, a Casa das Rosas conta com uma programação especial dedicada ao tema.

No próximo sábado (5), o poeta e agitador cultural Marco Pezão comanda o sarau “A Plenos Pulmões”, dedicado aos amantes da poesia. No local, todos podem e são estimulados a participar, com direito a microfone aberto.

Na quinta-feira (10) seguinte, o projeto Jardim Paradiso exibe o mais importante documentário sobre poesia concreta já filmado. “Poetas de Campos e Espaços” (1991), de Cristina Fonseca, traz entrevistas com seus ícones mais importantes, como Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari. Após a sessão, acontece um bate-papo com a diretora.

Na oficina “Como oralizar poesia concreta?”, no sábado (19), os participantes podem refletir sobre a questão e propor formas de ler, performar, declamar e apresentar um poema concreto ou de inspiração concreta.

No mesmo dia também acontece o Sarau Concreto com o mesmo tema. Ao final das apresentações, o palco fica aberto para intervenções do público. Haverá ainda um “menu” de poemas que poderá ser consultado por aqueles que desejarem se apresentar.

Nos dias 22, 23 e 25 de novembro, a oficina “Quem tem medo de poesia concreta?” vai trabalhar os fundamentos da poesia concreta, seus procedimentos e desdobramentos históricos, estimulando os participantes a criarem e recriarem poemas sob uma perspectiva verbivocovisual (na poesia concreta, refere-se à forma de apresentação de um poema em que o texto é organizado segundo critérios relacionados aos aspectos gráficos e fonéticos das palavras; integração do verbal, do visual e do sonoro, o conceito foi criado pelo poeta irlandês James Joyce [1882-1941]).

Para finalizar o mês, a 90ª Edição da Quinta Poética acontece no dia 24 de novembro. Este encontro, que acontece uma vez por mês, mistura diferentes expressões artísticas, como dança, música, artes plásticas e cultura popular, com a poesia.

Programação completa

– A plenos pulmões
Sábado, 5 de novembro, às 19h
Inscrições começam uma hora antes do sarau

– Jardim Paradiso Especial – Poetas De Campos e Espaços
Quinta-feira, 10 de novembro, às 19h30.
Evento sujeito à lotação

– Oficina “Como oralizar poesia concreta?”
Sábado, 19 de novembro, às 15h.
Inscrições presencialmente na recepção da Casa das Rosas até o preenchimento das 25 vagas

– Sarau Concreto
Sábado, 19 de novembro, às 19h30.
Evento sujeito à lotação

– Quem tem medo de poesia concreta?
Terça, quarta e sexta-feira, 22, 23 e 25 de novembro, às 19h30
Inscrições presencialmente na recepção da Casa das Rosas até o preenchimento das 25 vagas – faltar na primeira aula implica o desligamento automático do aluno.

-Quinta Poética – 90ª EDIÇÃO
Quinta-feira, 24 de novembro, às 19h30
Evento sujeito à lotação

SERVIÇO
Casa das Rosas
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h; Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(11) 3285.6986 | 3288.9447 
contato@casadasrosas.org.br
www.casadasrosas.org.br

Do Portal do Governo do Estado