Desenvolvimento: Rede Social São Paulo mobiliza municípios da Região Metropolitana

Foi o primeiro passo para a formação dos comitês de parceiros regionais de mobilização da Rede Social São Paulo

qua, 14/06/2006 - 20h07 | Do Portal do Governo

Cerca de 50 representantes dos conselhos tutelares, secretárias de assistência social, educação e organização não governamentais da área da criança e do adolescente das regiões de Taboão da Serra, Santo André, Guarulhos e Osasco participaram do primeiro encontro de mobilização para expandir a Rede Social São Paulo a 231 municípios.

O encontro realizado na manhã da segunda-feira (12) na UNIFAI, região da Vila Mariana, foi o primeiro passo para a formação dos comitês de parceiros regionais de mobilização da Rede Social São Paulo. Os participantes foram convidados a identificar agentes dos sistemas de garantias dos direitos da criança e do adolescente nos 32 municípios da região metropolitana da Capital com quem têm relacionamento. Esses indicados podem ser os prefeitos, secretários, promotores, conselheiros, entre outros responsáveis por garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente nos municípios. Eles serão convidados pela Rede Social para as jornadas de sensibilização e capacitação que acontecem entre os dias 29 de junho a 07 de julho, nas quatro regiões representadas.

Willians Valentini, coordenador do processo de expansão da Rede Social São Paulo falou da importância da escolha de cada uma das pessoas presentes nas indicações e o contato com autoridades que compõem o sistema social nos municípios. “Juízes, promotores, delegados, professores e diretores de escolas, todos essas pessoas deverão estar lado a lado nos encontros regionais para diagnosticarem os problemas de seus municípios em relação à criança e ao adolescente. E vocês são as melhores pessoas para esse contato”, explicou. A Rede Social se encarregará de levantar os contatos nas cidades onde não apareceram indicações: Cotia, São Caetano, Embu, Atibaia, Itapevi, Bragança Paulista e Rio Grande da Serra.

“Muito legal! Esse projeto irá enriquecer muito o meu trabalho”, garantiu Eliana Michelucca, pedagoga e coordenadora do projeto Brincar e Arte, que atende crianças de 04 a 13 anos em Cajamar. Ela levou adesivos para colocar na agenda, lembrando o compromisso de reforçar o convite aos nomes que indicou de sua cidade.

A Rede Social São Paulo, composta por mais de cem integrantes entre institutos, fundações, ONGs, empresas, secretarias de governo foi instituída em 2003. Essa parceria entre o primeiro, segundo e terceiro setor visa uma eficiência maior nas ações sociais, especialmente das voltadas a crianças e adolescentes.

As regiões de Sorocaba, Santos e Mogi das Cruzes, primeiros municípios a participar desses encontros no projeto piloto da Rede Social São Paulo, já apresentaram resultados positivos.

Assessoria de imprensa da Secretaria de Assistência de Desenvolvimento Social

C.A.