Desenvolvimento do mercado de gás natural é tema de debate na capital

Segunda edição do seminário de Petróleo e Gás contou com apoio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado

qua, 16/10/2019 - 11h52 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA

A segunda edição do seminário de Petróleo e Gás no Estado de São Paulo reuniu especialistas na capital nesta terça-feira (15), com o tema “O Desenvolvimento do Novo Mercado de Gás Natural”. O evento foi realizado na Instituto de Engenharia (IE), instituição fda sociedade civil sem fins lucrativos com mais de 100 anos de tradição.

O encontro contou com a iniciativa do IE, além do apoio institucional da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado. A próxima edição está marcada para o dia 25 de novembro.

O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido, realizou uma apresentação sobre as iniciativas do Governo de São Paulo para o desenvolvimento do mercado de gás natural e a importância da interiorização do modal energético para o País.

“São Paulo foi o primeiro Estado brasileiro a regulamentar os consumidores livres, assim como os autoprodutores, sempre com transparência no cálculo tarifário para que esse serviço seja levado de maneira justa ao consumidor”, salientou Marcos Penido.

Na avaliação do presidente do IE, Eduardo Lafraia, o setor precisa ser muito debatido no país e instituição pode participar qualquer iniciativa que envolva o desenvolvimento da infraestrutura no Brasil.

“Somos uma instituição isenta e aberta para discutir soluções para o País, pois acreditamos no seu crescimento. Com isso acontecendo, a engenharia avança junto”, destacou.

Potencial

O consultor técnico da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Gabriel de Figueiredo da Costa, abordou a atenção que a monetização do potencial de gás exige em toda a cadeia, além do novo mercado.

“Esperamos um aproveitamento melhor do gás do pré-sal e de outras áreas, com investimento principalmente em métodos modernos de escoamento, processamento e transporte do gás natural. Com esses pontos, conseguiremos atrair o interesse de indústrias e um aumento da geração termoelétrica a gás, com redução do preço de energia”, enfatizou.

“A oferta de gás cresceu muito tanto no Brasil como no mundo. Em nosso País, tivemos duas grandes notícias: a primeira é o pré-sal, que foi uma descoberta incrível; e a segunda foi que o Governo Facional decidiu que a Petrobras terá menos poder e dar acesso neste mercado. Com isso, outras empresas poderão trabalhar e desenvolver gás natural”, afirmou o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires.

Também participaram do encontro o diretor da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), Marcelo Mendonça, o diretor da Zenergas Consultoria em Energia e Regulação, Zevin Kann, a diretora de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Gás Canalizado da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), Paula Campos, e o engenheiro João Carlos Meirelles.