Desenvolve SP seleciona fintech para operar projeto-piloto de microcrédito

Vencedora do edital agilizará o processo de tomada de crédito para MEIs das comunidades de Heliópolis e Paraisópolis

qui, 19/04/2018 - 17h19 | Do Portal do Governo

A Desenvolve SP, a agência de desenvolvimento do Governo do Estado, lançou o edital de licitação para contratar uma empresa de tecnologia financeira, conhecida como “fintech”. A iniciativa, inédita entre as instituições de fomento do Brasil, é o primeiro passo para colocar em prática o projeto-piloto do Sebrae e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que testará um novo modelo de financiamento.

A ação tem o objetivo de ampliar e agilizar a oferta de crédito aos microempreendedores individuais (MEIs) brasileiros. O projeto-piloto terá início em Heliópolis e Paraisópolis, as duas maiores comunidades paulistanas. De acordo com o edital, será vencedora da licitação a fintech que apresentar a melhor proposta comercial que ofereça soluções para acelerar o processo de aprovação de financiamentos.

“Vamos utilizar o modelo de negócios das fintechs, baseado no uso de algoritmos e da automatização de processos, para cruzar informações que facilitem a avaliação de risco e acelerem a contratação e liberação de recursos para os MEIs”, explica o presidente da Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos.

A ideia é que, a partir do registro da proposta, a aprovação do financiamento ocorra em até 48 horas. A iniciativa de um edital para a contratação de fintechs é um modelo pioneiro entre agências de fomento.

Acesso

O processo de pesquisa do mercado contou com suporte da Associação Brasileira das Fintechs (ABFintechs). “Estimular o acesso da população economicamente ativa a serviços financeiros através de Fintechs é um desafio em que a associação se empenha diariamente. O trabalho em conjunto com a Desenvolve SP é o primeiro relacionado a bancos regionais de desenvolvimento e deve servir de exemplo para as nossas iniciativas em outros estados”, ressalta a diretora-executiva da ABFintechs, Stéphanie Fleury.

Além de permitir uma maior inclusão dos MEIs no sistema financeiro, a parceria entre as instituições envolvidas levará desenvolvimento às regiões onde os microempreendedores estão localizados.

Quando tiver início a segunda etapa do projeto, o Sebrae promoverá oficinas de orientação de acesso ao crédito nas comunidades e a Desenvolve SP, junto com a fintech, operacionalizará todo o processo de análise e tomada de crédito. O BNDES, por sua vez, aportará os recursos do projeto no valor de até R$ 10 milhões.

Lançado neste mês, o edital da licitação, com todos os prazos e informações, está disponível no site da Desenvolve SP.