Descubra e desfrute da tranquilidade de Monte Alegre do Sul

Cercada por montes e cachoeiras, cidade tem ótimos lugares para quem quer relaxar ou praticar esportes radicais

sex, 12/02/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Se você quer fugir da agitação das grandes cidades e das praias, vá até a estância hidromineral de Monte Alegre do Sul. Localizada no vale do Camanducaia e distante a apenas 135 quilômetros da Capital, a cidade está cercada por montes e cachoeiras, tem clima ameno e oferece ótimos lugares tanto para quem quer relaxar como para quem quer praticar esportes radicais.

Monte Alegre do Sul preserva o jeito pacato de uma cidade típica do interior. As casas localizadas na praça principal são de taipa de mão e taipa de pilão e conservam suas características originais da época áurea do café. Um das atrações da cidade é o santuário do Senhor Bom Jesus, que ganhou a sua arquitetura atual em 1919 – inicialmente foi erguida na forma de capela pelo fundador da cidade, Theodoro de Assis. O seu interior é belíssimo: pinturas do renomado artista italiano D. Rocco, altar entalhado em madeira e outros altares em mármore esculpido. Outra ponto turístico bastante visitado é a antiga estação de trem da Mogiana, que foi restaurada em 1996. Nesse local, hoje funcionam a biblioteca municipal e o departamento municipal de turismo.

Águas terapêuticas

A cidade atrai turistas que vão conhecer as inúmeras fontes de água mineral. Uma das mais belas é a fonte do Bom Jesus que fica ao lado do balneário municipal. Ali, o visitante tem diversas opções para se descontrair e relaxar: banhos de imersão, sauna e ducha escocesa entre outros. A água é muito procurada para tratamento de cistites, calculites, edemas e insuficiência hepática. 

Alambiques

Monte Alegre do Sul também é famosa pelos seus mais de 50 alambiques que produzem mensalmente cerca de 500 mil litros de cachaça artesanal. Existe até a Rota da Cachaça, onde alguns desses alambiques abrem as suas portas e permitem ao turista conhecer todo o processo produtivo, experimentar a bebida e comprá-la. Uma dica é conhecer a Fazenda Salmo XXIII, uma das mais antigas.  Ali há venda de pinga envelhecida em tonel de carvalho escocês, licor e bagaceira, um destilado feito do bagaço da uva.

A região produz a bebida desde 1905, quando os italianos trouxeram seus conhecimentos neste segmento. O método para destilar a bebida é o mesmo de antigamente: em alambiques de cobre e com fermento natural. Para divulgar a cachaça, os produtores locais investem cada vez mais em qualidade e criaram, em 2003, a Associação dos Produtores de Cachaça de Monte Alegre do Sul e Região (Aprocamas) para dar apoio técnico aos produtores e padronizar as garrafas. 

Cachoeiras

A paisagem de Monte Alegre do Sul é deslumbrante. O relevo montanhoso, os rios e riachos criaram condições favoráveis para a formação de diversas cachoeiras. Então, que tal um banho de cachoeira?  Opções não faltam. A Cachoeira das Andorinhas, por exemplo, tem queda d’água de aproximadamente dez metros de altura. Localizada perto do centro da cidade, o acesso é fácil até mesmo para ir de carro.

Outra cachoeira que merece uma visita é a do Sol. Formada por 30 nascentes, está localizada na propriedade de uma família tradicional da região – que cobra uma taxa de visitação. Possui pequenos lagos que proporcionam lazer e descontração para os visitantes de todas as idades. O turista pode ainda visitar as cachoeiras das Mostardas, do Falcão e das Três Marias. 

Esportes radicais

Os fãs do moutain bike elegeram a cidade como o paraíso para a prática desse esporte. Tem circuitos para todos os gostos. É possível se aventurar por circuitos simples pelas estradas de terra, passar por algumas cachoeiras. Quem procura mais adrenalina, pode optar por trilhas que cortam pastos e montanhas. Muitas delas, passam por propriedades privadas e precisam ser feitas com o acompanhamento de um guia.

Para quem quer mais emoção, a dica é aproveitar o curso de água do Rio Camanducaia e seus afluentes e praticar outros esportes como rafting, bóia cross e rapel.

Circuito das Águas

Monte Alegre do Sul é um dos oito municípios que integram o Consórcio Intermunicipal do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista.  Criado para divulgar os atrativos turísticos e implantar ações para o desenvolvimento econômico e social da região, o polo é formado pelos municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

Como chegar

A infraestrutura de Monte Alegre do Sul é boa, com pousadas e hotéis de fazenda. A cidade conta com vários restaurantes que oferecem comida caseira com temperos que lembram a comida da vovó. Em agosto, é realizada a tradicional Festa do Morango que atraí milhares de turista que vão se deliciar com doces, tortas e bolos.

O acesso pode ser feito pelas rodovia Fernão Dias ou pelo sistema Anhanguera-Bandeirantes. Pela Fernão Dias, o motorista deve ir até a cidade de Bragança Paulista e depois seguir em direção ao Circuito das Águas, passando por Pinhalzinho e em seguida Monte Alegre do Sul. Já pelo sistema Anhanguera-Bandeirantes, deve seguir até Jundiaí, entrar no trevo da Anhanguera em direção a Itatiba e atravessar a cidade sempre seguindo as placas das cidades serranas. Depois passar por Morungaba, Amparo e, na saída de Amparo, seguir em direção a Serra Negra e entrar na estrada que liga até a cidade de Monte Alegre do Sul.

Antes de sair de casa, você pode conferir como como está o trânsito nas estradas, acesse os sites da Secretaria Transportes (http://www.transportes.sp.gov.br) e do DER (http://www.der.sp.gov.br). O internauta pode ver o fluxo graças às 33 câmeras espalhadas pelo Estado que transmitem imagens em tempo real.

Outras dicas de viagem

Confira outros destinos indicados pelo portal:

Santos

Brotas

Bananal

Ilhabela

Jaguariuna

Barra Bonita

São Roque

São Carlos

Itu

Taubaté

Holambra

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo