Dengue: eliminar criadouros é a melhor prevenção

Risco de contrair a doença é maior na época de chuvas e calor

dom, 22/02/2015 - 14h28 | Do Portal do Governo

O risco de dengue aumenta nos dias de altas temperaturas e chuvas fortes, pois as fêmeas procuram locais quentes e úmidos para eclosão dos ovos. Portanto, para evitar essa situação, é preciso adotar medidas permanentes para o controle do mosquito transmissor Aedes aegypti, ou seja, ações preventivas de eliminação de focos, como manter recipientes fechados com tampas, evitar vasilhas ou similares que retenham água. 

Saiba mais como se prevenir da dengue.

Fique atento aos sintomas da doença

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39ºC a 40°C) de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, prostração, dor retro-orbital (olhos) e erupções na pele. Falta de apetite, náuseas e vômitos também são comuns. Nessa fase inicial da doença, pode ser difícil diferenciá-la de outras doenças febris.

O tratamento deve ser principalmente a hidratação adequada. Devem ser levados em consideração os sinais e os sintomas apresentados pelo paciente para decidir condutas, bem como o reconhecimento precoce dos sinais de alarme, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosa ou outra hemorragia. 

Do Portal do Governo do Estado