Delegacia da Mulher passa a funcionar 24 horas a partir dessa segunda-feira

Estado de SP conta com a maior rede de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, com 35,8% de todas as unidades do país

seg, 22/08/2016 - 14h03 | Do Portal do Governo

A 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de São Paulo passa a atender 24 horas por dia, incluindo os  finais de semana, a partir desta segunda-feira (22). Os plantões noturnos da 1ª DDM funcionarão das 20 às 8 horas. Aos sábados e domingos em dois turnos: das 8h às 20h e das 20h às 8h.

O Estado de São Paulo é pioneiro na instalação de equipamentos e criação de políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. A 1ª DDM completou em agosto 31 anos de funcionamento. Sob responsabilidade da Secretaria da Segurança do Estado, existem nove delegacias especializadas na capital, 16 na Grande São Paulo e 107 no Interior.

As equipes que atuam nas DDM do Estado recebem treinamento especializado pela Academia de Polícia. A grade curricular inclui disciplinas como atendimento público e direitos humanos. Na unidade especializada,  a vítima recebe suporte médico, psicológico e jurídico, além de esclarecimentos e orientações sobre os seus direitos, medidas de proteção e rede de apoio.

Para reforçar o apoio à mulher ameaçada de violência, os tablets das viaturas policiais receberão dados sobre medidas de proteção e restrição, como é o caso de agressores impedidos de se aproximar de suas vítimas. A iniciativa inédita permitirá aos policiais militares em patrulhamento contar com informações imediatas sobre essas medidas.

Como resultado das providências adotadas, o Estado de São Paulo apresenta o menor número de homicídios de mulheres no País. São 2,9 casos por grupo de 100 mil mulheres, enquanto a média nacional é de 4,8, segundo o Mapa da Violências de 2015.

A inauguração do plantão, às 19h, contará com a participação do secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho.

SERVIÇO
Inauguração do plantão 24 horas da 1ª Delegacia da Mulher
Segunda-feira (22), às 19h
Rua Bittencourt Rodrigues, Sé

Do Portal do Governo do Estado