Delegacia da Mulher de Santos passa a funcionar 24 horas

Unidade é a oitava no Estado de São Paulo com atendimento ininterrupto, garantindo mais proteção às cidadãs

ter, 26/03/2019 - 16h33 | Do Portal do Governo

A Delegacia de Defesa da Mulher de Santos, agora, atende 24 horas por dia, sete dias da semana. A ampliação do atendimento visa a proteger e auxiliar, ainda mais, as cidadãs que infelizmente ainda sofrem violência, seja ela física ou psicológica.

Segundo a delegada titular da DDM, Fernanda dos Santos Souza, a tendência é que aumente o número de denúncias e que pessoas de outros municípios próximos procurem o atendimento. “É necessário um atendimento diferenciado e mais humanizado às mulheres. A ideia é permitir que a vítima se sinta à vontade e tranquila para fazer a denúncia. E agora, com o atendimento 24 horas, isso poderá acontecer em qualquer horário”, afirmou.

Equipe

A fim de garantir o atendimento especializado às mulheres, foram remanejadas mais quatro profissionais – uma delegada e três escrivãs. “Tenho plena confiança em toda a equipe que, com muita justiça e sabedoria, irá conduzir o plantão desta delegacia, fazer cumprir as medidas protetivas e, acima de tudo, prestar um atendimento humanizado às mulheres”, ressaltou o delegado Manoel Gatto Neto, diretor do Deinter 6.

“Estamos dando um grande passo porque inauguramos a 8° delegacia de Defesa da Mulher em regime de 24 horas no Estado”, destacou o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos. “Nosso objetivo é dar à população a segurança que desejam e, acima de tudo, merecem. E isso começa com a proteção às mulheres”, concluiu.

Já para o delegado geral de polícia, Ruy Ferraz Fontes, é fundamental um trabalho intenso junto com a Polícia Civil para oferecer mais segurança a essas mulheres. “Nosso objetivo é tirar da história casos trágicos de violência, como o feminicídio”, afirmou.

Ao longo de 2018, a DDM de Santos instaurou 872 inquéritos policiais, expediu 238 medidas protetivas e realizou 129 prisões. Somente no mês de janeiro deste ano, foram 86 inquéritos, 62 medidas e 15 prisões.

Violência contra a mulher

São Paulo é pioneiro no combate à violência contra a mulher e conta com 133 DDMs, sendo nove na capital, 16 na Grande São Paulo e 108 no interior. Além disso, todas as delegacias do Estado seguem o Protocolo Único de Atendimento, que estabelece um padrão para melhor acolher casos de violência contra a mulher. Todos os policiais são capacitados – os cursos de formação contemplam disciplinas direcionadas ao tema.