Defesa Civil usa aeronaves para auxiliar Bombeiros a combater incêndios

Atibaia e Franco da Rocha registraram fogo em mata neste domingo com grande prejuízo ambiental

dom, 01/09/2013 - 18h22 | Do Portal do Governo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo (Cedec-SP) entrou em ação neste domingo, 1º, para ajudar o Corpo de Bombeiros a combater dois focos de incêndio em mata nos municípios de Atibaia e Franco da Rocha. Foi necessária a utilização de aeronaves para auxiliar no combate às chamas.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Em Franco da Rocha o incêndio começou por volta das 10h, no Parque Estadual do Juqueri, localizado na Estrada do Governo, Vila Ramos. O sinistro destruiu grande parte de mata nativa. Já o fogo em Atibaia começou em torno das 11h30 e atingiu o Parque Estadual da Pedra Grande, na Serra do Itapetinga. Segundo informações iniciais, o sinistro destruiu aproximadamente 5.000m² de mata nativa.

LEIA TAMBÉM
Temporada de seca: Operação Corta Fogo vai até setembro

Foram necessários sete sobrevoos em Atibaia e um sobrevoo em Franco da Rocha. Nesta segunda-feira, 2, as ações de combate aéreo serão reiniciadas logo pela manhã. Nos dois locais houve uma ação coordenada das Defesas Civis locais, Defesa Civil do Estado, Grupamento de Rádio Patrulhamento Aéreo (GRPAe), Instituto Florestal e voluntários da Operação Mata Fogo prestando auxílio aos bombeiros. Até o momento não há registro de feridos ou mortes.

Este ano, a Defesa Civil do Estado passou a utilizar aeronaves de combate a incêndios em fogo em mata. O objetivo é auxiliar os órgãos que compõem a Operação Corta Fogo (Instituto Florestal, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Fundação Florestal e Corpo de Bombeiros) na minimização dos danos provocados por este tipo de evento.

Do Portal do Governo do Estado