Defesa Civil promove simulado de desastres em São Luiz do Paraitinga

Iniciativa busca preparar a comunidade local para ocorrências típicas do período de verão, como a inundação sofrida pela cidade em 2010

sáb, 19/01/2019 - 14h58 | Do Portal do Governo

A prevenção de acidentes é um compromisso do Governo do Estado de São Paulo. Neste sábado (19), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e a Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga realizaram o 1º Simulado de Abandono Emergencial de Área no Município de São Luiz do Paraitinga – Distrito de Catuçaba, com o objetivo de preparar a comunidade para ocorrências típicas do período de verão.

Em 2010, a estância turística margeada pelo rio Paraitinga, localizada entre os municípios de Taubaté e Ubatuba, a pouco mais de 170 km da capital paulista, foi atingida por chuvas fortes causando grande inundação.

O exercício simulou o deslocamento emergencial de pessoas que moram em áreas consideradas de risco e capacitou moradores e técnicos para agirem de maneira eficaz em momentos de precisão.

Durante as atividades, equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, apresentaram uma situação de inundação no Distrito de Catuçaba, soterramento e desabamento de casa construída em área irregular. Além da identificação de outros pontos de movimentação de solo por equipes municipais e acionamento da Defesa Civil para vistoria. Foram simuladas as saídas dos moradores de casa até o deslocamento em pontos de abrigos.

“Realizamos o 1º Simulado da Defesa Civil com o objetivo do abandono da área de risco. O importante é que não só os órgãos de emergenciais estejam preparados, mas a população também”, disse Cel.Walter Nyakas, Coordenador Estadual da Defesa Civil.

Para a auxiliar de enfermagem Anair Coelho, é de extrema importância preparar a população com antecedência de possíveis desastres naturais. “Eu achei que esse treinamento foi muito interessante, foi muito bacana. Catástrofe não tem como prever, mas tendo tempo para avisar e socorrer é muito importante”, fala.

O treinamento é uma parceria da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP), Prefeitura de São Luiz do Paraitinga, Subsecretaria Estadual de Defesa dos Animais (SEDA), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Elecktro, Sabesp, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Instituto Geológico (IG), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Fundação Florestal e Cruz Vermelha de São Paulo.