Defesa Civil Estadual auxilia cidades de SP atingidas por fortes chuvas

Ao todo, o órgão já entregou aproximadamente quatro toneladas de materiais de ajuda humanitária aos municípios paulistas

ter, 21/05/2019 - 15h48 | Do Portal do Governo

Uma equipe da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil se deslocou para o município paulista de Miracatu, nesta segunda-feira (20), para prestar suporte jurídico-administrativo necessário à decretação da situação de emergência na cidade, uma das atingidas recentemente pelas fortes chuvas na faixa leste do Estado.

Até o momento, foram 1.080 kg de materiais de ajuda humanitária: cestas básicas e kits dormitório, higiene pessoal, limpeza e vestuário. Ao todo, a Defesa Civil do Estado já entregou cerca de quatro toneladas de materiais de ajuda humanitária aos municípios.

Em Miracatu, diversos pontos foram afetados pelas chuvas intensas que atingiram a cidade, desde o dia 17 de maio, provocando inundações, alagamentos, danos humanos (18 famílias desabrigadas e 88 famílias desalojadas), materiais e ambientais.

Confira os locais: parte do centro, na zona urbana, e mais intensamente os bairros Faú, Beira Rio, Nossa Fazenda I, Melamico, Bairro Capela, Biguazinho, Teagem I, Tegaem II, Vila Matsuda, Jaraçatiá, Nossa Fazenda II, Bairro Tacanje I, Tacanje II, Musácea, Engenho, Pedro Barros, Morro Grande, Lambari, Bairro Balança, Bairro Bracinho e Santa Rita do Ribeira.

Integração

Também prestam apoio, o Corpo de Bombeiros, com efetivo e duas embarcações, a Polícia Militar Ambiental, com efetivo e duas embarcações, além do Comando de Aviação da Polícia Militar, com uma aeronave Águia.

Nesta segunda-feira (20), a Defesa Civil do Estado instalou um gabinete de crise no município de Peruíbe, no litoral paulista, composto por representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Defesa Civil Municipal e Secretaria Municipal de Transportes. O órgão acompanha e gerencia as ações de resposta às ocorrências após as fortes chuvas na região.