Defesa Civil e Sabesp dão continuidade na prevenção das enchentes nos municípios próximos ao Sistema Cantareira

Já foram disponibilizados R$ 10 milhões para medidas emergenciais

qua, 27/01/2010 - 19h16 | Do Portal do Governo

A Defesa Civil Estadual e a Sabesp estão dando continuidade aos esclarecimentos e prevenções contra as enchentes dos municípios próximos ao Sistema Cantareira de Represas: Jaguari/Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro. As instituições deram mais informações em uma coletiva de imprensa realizada na cidade de Atibaia.

Desde o começo das enchentes, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil trabalha em parceria com as defesas civis municipais. Técnicos especializados e equipes de apoio foram deslocados para as cidades atingidas pelos alagamentos e medidas preventivas estão sendo tomadas, como a remoção de famílias que moram ao entorno dos rios.

Em Atibaia, a Defesa Civil Estadual faz um trabalho de identificação de áreas que possam ser afetadas pelas enchentes e notifica as famílias que moram em regiões ribeirinhas de risco. Na cidade, existem 900 desabrigados.

“Levamos essas pessoas para módulos habitacionais seguros e, junto com a Prefeitura, distribuímos remédios, colchões e roupas. Estamos também comunicando os riscos de novas inundações para que os moradores se precavenham no caso de o nível do rio Atibaia subir ainda mais”, disse o representante da Defesa Civil, Capitão Valério.

Ainda segundo os orgãos estaduais, as enchentes nos municípios banhados pelo Sistema Cantareira foram ocasionadas pelo excesso das chuvas e não tiveram nenhuma ligação com a abertura das comportas. Ao longo de 2009 e no começo de 2010, choveu muito acima do previsto. O volume de chuvas é um dos maiores da história. Nas quatro represas que compõem o Sistema Cantareira, da Sabesp, choveu até 60,3% a mais do que a média histórica.

“Devido às chuvas, os níveis dos reservatórios das represas do Sistema Cantareira estão muito altos, mas estamos monitorando de perto as quatro represas e todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas”, afirma o gerente de recursos hídricos da Sabesp, Carlos Roberto Dardeif.

Segundo a Sabesp, essas represas foram construídas para armazenar a água que garante o abastecimento de mais de oito milhões de pessoas, mas cumprem também um papel essencial na retenção da água da chuva, evitando ou reduzindo o impacto das inundações nos municípios que ficam rio abaixo. Na prática, funcionam como um enorme “piscinão”, segurando a enchente.

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Defesa Civil Estadual, já disponibilizou R$ 10 milhões para medidas emergenciais de desobstrução de estradas, barragens e pontes em cidades que sofrerem com as enchentes. Além disso, outros órgãos estão preparados para atendimentos emergenciais assim que acionados pela Defesa Civil.