Defesa Civil mobiliza 80 homens no atendimento à Baixada Santista após fortes chuvas

Coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Walter Nyakas Junior, está na região e equipes prestam auxílio aos municípios

ter, 03/03/2020 - 8h45 | Do Portal do Governo

Visita ao CGE da Defesa Civil

*Atualizado às 18h04

A Defesa Civil do Estado de São Paulo já mobilizou o total de 80 homens no atendimento aos municípios impactados pelas fortes chuvas que caíram sobre a região da Baixada Santista nesta madrugada. As equipes estão concentradas nos locais com registros de deslizamentos e também no Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil, na capital.

O Governador João Doria está em contato com os prefeitos da Baixada Santista desde o início da manhã e prestou solidariedade à população por meio das redes sociais. “Minha solidariedade aos moradores da Baixada Santista que sofrem com as fortes chuvas desde ontem. Temos um herói do Corpo de Bombeiros entre as vítimas. A Defesa Civil, Bombeiros e PM estão dando suporte às prefeituras”, salientou Doria.

O Coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Walter Nyakas Junior, está na região para se reunir com prefeitos e avaliar as necessidades. Até o momento, as chuvas provocaram 16 mortes e 33 pessoas estão desaparecidas, nos seguintes municípios: Guarujá (14 mortes), Santos (1 morte) e São Vicente (1 morte). O número preliminar de desabrigados é de 200 no Guarujá e 7 em São Vicente; já os desalojados computados são 11, em São Vicente.

O número preliminar de desabrigados é de duzentos (200), no Guarujá. Já foram disponibilizadas 4,6 toneladas de materiais de ajuda humanitária (colchões, cobertores, cestas básicas, água sanitária e água potável) ao município de Santos (única solicitação até o momento).

Índices

Dados do Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado indicam que o acumulado nas últimas doze horas de chuvas no Guarujá foi de 282 mm, em Santos, de 218 mm, em Praia Grande, de 170 mm, São Vicente, de 169 mm, Mongaguá, de 160 mm, Cubatão, de 132 mm. Em Itanhaém e Bertioga, o acumulado foi de 110 mm.

A previsão para toda esta terça-feira (3) é de chuva moderada a forte em todo o litoral de São Paulo. Isso inclui toda a região da Baixada Santista, devido à formação de uma área de baixa pressão no litoral e à circulação dos ventos nos altos níveis da atmosfera.