Debates marcam 10 anos do projeto Pontal Verde

Trata-se do plano de recuperação ambiental dos assentamentos do oeste do Estado, lançado em 1988

ter, 07/10/2008 - 13h57 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras de São Paulo (Itesp), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promove neste mês debate sobre os dez anos do lançamento do projeto Pontal Verde – plano de recuperação ambiental dos assentamentos do oeste do Estado, lançado em novembro de 1998.

A programação do Itesp Debate – Pontal Verde começa com a palestra de Paulo Roberto David de Araújo, ex-técnico da Fundação que hoje trabalha no Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), em SP. Ele vai apresentar o tema “Pontal Verde – Uno e os representantes da Natureza”, programa de educação infantil ganhador do Prêmio Amanco, em 2004.

O projeto Pontal Verde é uma iniciativa do Itesp desenvolvida em parceria com as comunidades assentadas, órgãos ligados ao meio ambiente, empresas, prefeituras, universidades e organizações não-governamentais.

Na programação do Itesp Debate – Pontal Verde estão previstas palestras com o representante da Duke Energy – Geração Paranapanema S/A (sucessora da CESP na bacia do rio Paranapanema), Ivan Toyama; do professor da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Paulo Kageyma; e dos técnicos da Fundação Itesp Antonio Marcelo Pereira, Paulo Sérgio Rodrigues e Marta Organo Negrão.

A ocupação do Pontal do Paranapanema foi marcada pela devastação ambiental, gerada pelo sistema intensivo de exploração da terra que dizimou as matas da região. Esse quadro cria hoje sérios obstáculos à produção agrícola. O objetivo do Itesp, além de recuperar as áreas degradadas, é fomentar modelos agrícolas sustentáveis nos assentamentos, como os sistemas agroflorestais, que aliam culturas comerciais ao plantio para reflorestamento.

As ações do Pontal Verde são organizadas em programas contínuos desde o seu lançamento, em 1998. Os programas são: recuperação florestal, uso sustentável das florestas, reflorestamento comercial e educação ambiental. Em 10 anos de atuação, o Pontal Verde já forneceu mais de 2 milhões de mudas e sementes de eucaliptos e espécies nativas às famílias assentadas e já implantou projetos de recuperação ambiental e manejo sustentável em mais de 350 hectares de terras.

Além dessas iniciativas, foram realizados cursos e eventos e o lançamento do projeto de educação ambiental “Uno e os Representantes da Natureza”, transformado em livro infantil que narra a história de crianças acampadas que entraram em contato com entes da natureza. Em outra etapa foi feito o livro Pontal Verde – Transformando o Ambiente.

O projeto deu destaque a educação ambiental, firmando parcerias com escolas, formando brigadas de incêndio e oficinas de trabalho que envolveram alunos e professores. Em frente à escola “Fazenda São Bento”, em Mirante do Paranapanema, que atende aproximadamente 700 alunos filhos de assentados, fica o viveiro-escola “Pé de galinha”, usado para atividades de educação ambiental.

O projeto Pontal Verde recebeu citação especial no I Prêmio Balanço Ambiental, da Gazeta Mercantil; ganhou o 3º lugar na categoria Projeto Ambiental Especial, no II Prêmio CPFL – Gazeta Mercantil, em 2002; e foi escolhido como um dos três melhores projetos ambientais no Prêmio Amanco por um Mundo Melhor, de 2004.

Serviço:

Itesp Debate – Pontal Verde

Sempre às 10h, no Auditório Mario Covas – Fundação Itesp (av. Brigadeiro Luís Antonio, 554, 1º andar, Bela Vista).

Dia

14 

Ações e Projetos Ambientais no Pontal do Paranapanema, com Ivan Toyama – Duke Energy

21

Biodiversidade e Assentamentos, com Paulo Kageyama-Esalq/USP

22

Educação Ambiental e Recuperação Ambiental em Assentamentos e Quilombos, com Antonio Marcelo Pereira, Paulo Sérgio Rodrigues e Marta Organo Negrão – Fundação Itesp

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania