Debate em Guaíra aborda oportunidades na agropecuária de SP

Evento realizado na cidade da região de Barretos contou com participação de produtores rurais e lideranças do setor no Estado paulista

sex, 02/03/2018 - 8h34 | Do Portal do Governo

Um encontro com representantes do setor agropecuário paulista em Guaíra, na região de Barretos, discutiu os desafios para os profissionais do ramo na última sexta-feira (23).

O debate contou com a participação do presidente do Sindicato Rural de Barretos, Cyro Penna, do membro do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Roberto Perosa, e do presidente do Sindicato Rural de Ituverava, Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, destacou as oportunidades no território paulista e no Brasil durante o diálogo com lideranças e produtores rurais da região.

“O debate teve uma boa representação de todos os elos que integram a cadeia produtiva, para falar sobre assuntos como a participação do etanol na matriz de combustíveis com a aprovação da lei do RenovaBio, como o produtor lida com as exigências ambientais e mostra que cuida corretamente do meio ambiente e de que forma a segurança na zona rural, questão que preocupa os produtores, pode ser enfrentada”, afirma.

Na oportunidade, o secretário comentou o desempenho positivo do setor, especialmente diante da crise econômica brasileira nos últimos anos e as diretrizes do governador Geraldo Alckmin, que tem norteado as ações da pasta: promover uma agricultura harmônica com o meio ambiente, apoiar o produtor, com foco no pequeno e médio agriculto, aproximar o conhecimento gerado pelos institutos de pesquisa do setor produtivo e promover a qualidade dos alimentos.

De acordo com o prefeito de Guaíra, José Eduardo Coscrato Lelis, idealizador do evento, o debate buscou focar as principais oportunidades do setor para os municípios. “Assim, os resultados beneficiarão não só os produtores rurais, mas toda a sociedade, por meio da geração de renda, empregos e desenvolvimento econômico e melhor qualidade de vida à população”, explica.

Participaram do diálogo os prefeitos de Ipuã, Taquaral, Santa Adélia e Guaraci, bem como representantes dos Sindicatos Rurais de Ituverava, Buritizal e Barretos.