De janeiro a junho, Disque Denúncia ajuda a solucionar mais de 2.300 casos

Tráfico de drogas é o tipo de crime mais denunciado pela população

qui, 02/08/2007 - 11h43 | Do Portal do Governo

No primeiro semestre deste ano, 2.385 crimes relacionados ao tráfico de drogas foram solucionados com o auxílio do Disque Denúncia. Nesse serviço, a população passa informações à polícia pelo telefone 181. De acordo com o policial civil Wagner Fancio, que trabalha desde a criação do Disque Denúncia, o tráfico de drogas é o tipo de crime mais denunciado, respondendo por 43% dos casos.

A iniciativa, que surgiu em abril de 2000, por meio de parceria entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública e o Instituto São Paulo Contra a Violência, garante o anonimato dos denunciantes por meio de um sistema que impede a identificação do número do telefone. Na avaliação da polícia, isso fez com que as pessoas perdessem o receio de denunciar os responsáveis por crimes.

O supervisor de operação, Eduardo Leal, ressalta que não há como quebrar o sigilo telefônico do denunciante, porque a ligação não pode ser registrada em nenhum sistema. Desde que o serviço foi criado, quase 27 mil casos foram elucidados.

24 horas por dia

Os atendentes recebem em média 350 denúncias por dia. São Paulo possui a única central do Disque Denúncia no Brasil, que funciona 24 horas por dia. Todos os gastos são pagos por empresas privadas. O Instituto São Paulo contra a Violência arrecada as doações para pagar os 44 atendentes e as instalações.

Dois delegados e dois policiais militares gerenciam o trabalho. Para analisar a validade das denúncias, as informações são repassadas para quatro investigadores da polícia civil e quatro policiais militares responsáveis pela análise da veracidade. Em seguida repassam para o batalhão da PM que atua na área alvo da acusação.

Leia também:

Os números do Disque Denúncia

 

Da Secretaria de Segurança Pública