Curso do IPT orienta prefeituras em licitações sobre uniformes escolares

Iniciativa teve o objetivo de auxiliar servidores municipais responsáveis pelas análises de compras públicas no setor

ter, 19/06/2018 - 16h17 | Do Portal do Governo

Na última quarta-feira (13), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, ofereceu o curso “Uniformes Escolares: características dos materiais, parâmetros de qualidade, segurança e conforto”. O objetivo da ação foi tornar a linguagem têxtil mais acessível, além de auxiliar e orientar servidores municipais responsáveis pela elaboração de licitações na área.

O curso tem origem no “Manual de especificações técnicas para uniformes escolares”, documento que apresenta orientações sobre parâmetros de qualidade para a produção e aquisição das peças do vestuário escolar, lançado em 2017 pelo Laboratório de Tecnologia Têxtil do IPT.

“A ideia das aulas é trazer toda a informação do manual para o público das prefeituras e tornar a linguagem têxtil mais acessível a eles”, enfatiza a pesquisadora assistente do Laboratório e instrutora do curso, Rayana Santiago de Queiroz.

Segundo os organizadores, o conteúdo do curso foi dividido em duas partes, com carga total de oito horas. “A primeira etapa foi uma introdução à tecnologia têxtil. Sabemos que as equipes que elaboram esses editais não possuem muitas vezes o conhecimento técnico específico. Então, buscamos aumentar o entendimento dos termos técnicos usados”, destaca Gabriele Paula de Oliveira, também pesquisadora assistente do laboratório.

Critérios

A segunda seção foi reservada para responder dúvidas dos participantes e explicar os critérios válidos nas especificações dos uniformes. Alguns dos problemas mais comuns nas licitações são instruções vagas para a confecção do material, que possibilitam a fabricação de modo diferente daquele buscado pelas prefeituras ao realizar a aquisição.

Vale destacar que o curso foi promovido pela “Plataforma Pró-Municípios” do IPT. A iniciativa também contou com um momento para a troca de experiência entre participantes de várias prefeituras de cidades paulistas, a exemplo de Jacareí, Garça, Peruíbe, Bertioga, Praia Grande, Tarumã e Carapicuíba.

A ferramenta fornece apoio a gestores públicos com conhecimento técnico em Engenharia e Tecnologia, por meio de cursos e auxílios no planejamento, por meio da gestão e execução de políticas públicas. A ação é uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.