Cultura: Unesco premia Museu da Língua Portuguesa

Reconhecimento faz parte das comemorações pelos 60 anos de fundação do órgão da ONU para a Educação, Ciência e Cultura

dom, 11/06/2006 - 12h33 | Do Portal do Governo

Apenas pouco mais de dois meses depois de ser inaugurado e atrair 134 mil visitantes – média de dois mil por dia –, o Museu da Língua Portuguesa, da Secretaria de Estado da Cultura, recebeu na noite de quarta-feira, dia 7, em Brasília, o diploma de reconhecimento na área de comunicação e informação entregue pela Unesco. O prêmio faz parte das comemorações pelos 60 anos da fundação deste órgão da  Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, Ciência e Cultura.

Para o Secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade, o reconhecimento da Unesco enche São Paulo de orgulho, por se tratar de um organismo internacional dos mais importantes na área cultural. “O museu faz parte de um projeto de recuperação do centro de São Paulo e esse prêmio coroa nosso esforço e consagra a idéia de que estamos no caminho certo”. O diretor Antonio Carlos Sartini ressalta o detalhe da instituição ter sido escolhida pelo aspecto da qualidade da informação. “É muito gratificante saber que acertamos nas opções e na maneira de expor a língua portuguesa”.

O diploma foi entregue à Fundação Roberto Marinho, uma das entidades responsáveis pela criação do museu, em cerimônia realizada em Brasília. De acordo com a Unesco, o Museu da Língua Portuguesa oferece, de forma democrática, informações de qualidade para todos. O espaço foi inaugurado em março deste ano, no prédio da estação da Luz, centro de São Paulo, e é a primeira instituição do gênero em todo o mundo.

Da Secretaria da Cultura