Cultura tem programação especial pelos 40 anos da Fundação Padre Anchieta

Depoimentos mostram personagens que fizeram parte da história da emissora

qui, 04/10/2007 - 13h47 | Do Portal do Governo

A TV Cultura começou a exibir desde a última segunda-feira uma série de programetes “Fundação Padre Anchieta, 40 anos de Cultura – a história de quem conta a história”, que abrem as comemorações pelas quatro décadas de vida da instituição, mantenedora da Rádio e TV Cultura.

Com um minuto e meio de duração, dez programetes trazem depoimentos emocionados de personagens que, à frente das câmeras ou nos bastidores, consolidaram a TV Cultura que o telespectador assiste hoje. A série estréia com o Sr. Monteiro, que constrói os cenários dos programas desde 1968, antes mesmo da emissora entrar no ar; seguidos de Antônio Carlos Rebesco, o Pipoca, que dirigiu grandes musicais na emissora; do apresentador da TV Globo, Serginho Groisman, lançado pela Cultura no programa Matéria Prima; além dos ilustres Fernando Faro e Inezita Barroso.

Os dez programetes serão exibidos nos intervalos da programação em uma seqüência de dois inéditos a cada semana. As vinhetas que abrem os documentários já trazem a nova logomarca da FPA, outra iniciativa que marca as comemorações.

Essa série de depoimentos integra um documentário homônimo de uma hora, que deverá ser exibido dia 22 de novembro, e que trará outros 20 testemunhos, além de material de arquivo com imagens e entrevistas dos programas que fizeram história na emissora, como os infantis Bambalalão e Vila Sésamo; o jornalístico Hora da Notícia, com Wladmir Herzog, Fernando Pacheco Jordão e João Batista de Andrade; o teleteatro Teatro 2, dirigido por Antunes Filho, Abujamra e Ademar Guerra; e a série Brasil, Esse Desconhecido, de Carlos Gaspar, primeira série de documentários exibida pela TV Cultura, em 1969.

Nova logomarca

Junto com os programetes, a FPA inaugura sua primeira identidade visual. A instituição, que até então utilizava a mesma logomarca da Rádio e TV Cultura, terá agora uma marca de significativo apelo histórico e cultural. A imagem é baseada na primeira representação cartográfica e iconográfica da cidade de São Paulo, datada de 1648. Foi feita pelo viajante espanhol Céspedes Xeria, de passagem pelo local. Ele registrou o Pátio do Colégio (onde trabalhavam o Padre Manuel da Nóbrega e o então noviço José de Anchieta) e atrás, o antigo Rio Anhembi. Segundo João Baptista da Costa Aguiar, coordenador do núcleo de identidade visual da FPA, essa relação representada na imagem entre o colégio e o rio é a mesma estabelecida atualmente entre a sede da Fundação Padre Anchieta em São Paulo e o Rio Tietê, guardada suas devidas proporções.

João Baptista conta que a iniciativa reforça a idéia da nova gestão, de legitimar o protagonismo da FPA sobre seus produtos. “A identidade visual da FPA é mais uma marca da nova gestão assumida por Paulo Markun. Queremos garantir a independência da fundação mantenedora, diante da TV e Rádio Cultura, tendo em vista que esta é muito mais ampla, agrega diversos outros serviços como o Cultura Marcas, Cultura Imagens, TV Rá-Tim-Bum, site e demais iniciativas no campo cultural”. A nova logomarca estará presente não somente em materiais administrativos, mas como marca de apoio durante a programação da TV Cultura.

Da TV Cultura