Cultura tem programação especial para o Dia da Leitura

Comemoração acontece no Dia das Crianças, em 12 de outubro

qui, 09/10/2008 - 17h40 | Do Portal do Governo

Em uma iniciativa do Instituto Ecofuturo pela instituição da data, encaminhada à Secretaria de Cultura do Estado, em 2006, o próximo 12 de outubro, Dia das Crianças é, também, o Dia Estadual da Leitura em São Paulo.

Comemorado pela primeira vez no estado, tem como objetivo sensibilizar pais e educadores sobre a importância de oferecer leitura às crianças desde o nascimento e um alerta para a urgência de se criar e renovar Bibliotecas Públicas e Comunitárias.

“A Secretaria de Estado da Cultura tem trabalhado no fortalecimento do Sistema de bibliotecas públicas do Estado, para que todo cidadão possa ter acesso à leitura durante todo o ano. Queremos neste dia promover atividades nas bibliotecas, colocando-as em evidência, já que são agentes na formação de leitores”, comenta João Sayad, secretário da Cultura do Estado de São Paulo.

Começa às 10 horas, uma extensa programação com leitura para crianças e adultos na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Durante todo o dia serão realizadas oficinas de produção de brinquedos artesanais e, na Biblioteca, a oficina “Percebendo a poesia, descobrindo o poema”.

No local também haverá distribuição do Passaporte Brincar de Ler – um guia de 23 páginas, elaborado pelo Instituto Ecofuturo, que traz dicas de como incentivar o gosto pela leitura em crianças desde o nascimento, mesmo que os pais sejam analfabetos.

Programação

10h – Contação de histórias com Heloísa Prieto e Daniel Munduruku

Heloísa Prieto, uma das grandes escritoras de literatura infanto-juvenil realizará uma leitura de alguns de seus textos em parceria com o contador de histórias Daniel Munduruku, que se utiliza da cultura e da tradição oral indígena em seu trabalho de estímulo ao prazer da leitura.11h – Tudo vira Jabolô. Já virou Tudobolô, com Chico dos Bonecos

O arte-educador ou “desenrolador de brincadeiras” Chico dos Bonecos realiza apresentação de brinquedos milenares como a Escada de Maracá e o Diabolô. Ao entrar na brincadeira as crianças serão levadas ao universo da literatura, por meio da contação de histórias e lendas.

12h – Cerimônia Oficial do Dia da Leitura

Abertura e apresentação do evento por Cláudio Daniel (poeta e diretor-adjunto da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura)

Depoimentos de José Luiz Goldfarb (coordenador do programa São Paulo: Um Estado de Leitores), Daniel Feffer e Christine Fontelles (Instituto Ecofuturo), Cláudia Costin (vice-presidente da Fundação Victor Civita), Kiko Smitas (diretor da Sul Americana Fantasias), José Augusto (deputado estadual e criador da lei que institui o dia 12/10 como Dia da Leitura no Estado de São Paulo), André Sturm (coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC) da Secretaria de Estado da Cultura) e de Frederico Barbosa (diretor executivo da Poeisis – Associação dos Amigos da Casa das Rosas, da Língua e da Literatura)

13h – Desfile de Fantasias Infantis

Desfile de mil fantasias doadas por Kiko Smitas, diretor da Sul Americana Fantasias, que serão distribuídas nas brinquedotecas do Estado de São Paulo.

14h – Apresentação da ONG Zooterapia

Marisa Solano, presidente da Zooterapia, ONG que realiza um trabalho comprometido com o desenvolvimento humano a partir da interação de crianças e adolescentes – deficientes ou não – com animais, mostrará, ao lado da cadela Mel, um dos cães co-terapeutas da ONG como é o seu trabalho de incentivo à literatura e escrita por meio de sua participação na contação de histórias.

15h – Tarsila e o Estranho Morador da Floresta

A escritora e ilustradora Carla Caruso contará, neste encontro, uma história chamada Tarsila e o estranho morador da floresta baseada em seu livro sobre a infância da pintora brasileira Tarsila do Amaral. Também apresenta seus poemas e ilustrações, abrindo um bate-papo com as crianças.

16h – Vamos brincar de poesia?

Por meio de brincadeiras, histórias e canções, a poeta Tatiana Fraga apresentará às crianças poemas de tradição oral popular, como trava-línguas, quadras, parlendas e cantigas.

17h – Do Mundo das Histórias para as Histórias do Mundo

O contador de histórias e incentivador de leitura Fabio Lisboa faz uma relação da vida moderna com vivências da ficção, mitos e histórias da tradição oral.

 

Dia Estadual da Leitura 12/10, das 10h às 17h Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura Av. Paulista, 37 – Bela Vista

(11) 3285-6986

www.poiesis.org.br

Terça a domingo, das 10h às 18h

Grátis

Da Secretaria da Cultura