Cultura: Tatuí exporta ensino musical

Cidade de São José do Rio Pardo é a primeira a ganhar pólo avançado do tradicional conservatório musical de Tatuí

sex, 02/06/2006 - 20h51 | Do Portal do Governo

Toda a qualidade de ensino musical e o reconhecimento internacional do Conservatório Musical da cidade de Tatuí – que já vinha sendo difundido por todo o Estado de São Paulo – ganharão uma extensão de estudos em São José do Rio Pardo.

Neste sábado, dia 3, em cerimônia agendada para as 16h, o Secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade, inaugura no município um pólo avançado da escola. Para a solenidade são aguardadas as presenças de autoridades de toda a região. A cerimônia acontece à rua São Bernardo, 800, no jardim São Roque.

A criação da unidade nesse formato integra a filosofia da Secretaria da Cultura no âmbito da difusão cultural. No espaço serão oferecidos dez cursos a 160 alunos. Uma seleção dos mais de 200 inscritos por professores de Tatuí foi feita nesta sexta, dia 2. As aulas têm início já na segunda, 5 de junho. O Conservatório desenvolverá ações idênticas em Franca e Queluz.

O pólo avançado de São José do Rio Pardo funcionará por meio de parceria entre o município e o Estado. A Secretaria da Cultura adquiriu, num primeiro momento, R$ 50 mil em instrumentos. A Prefeitura de São José do Rio Pardo cuidará da estrutura. “O Conservatório de Tatuí dará toda a orientação pedagógica, professores e ações pedagógicas e enviará o know-how da escola e do maestro Antonio Carlos Neves Campos para que o pólo evolua”, explica Maurílio Edson Basílio, diretor do Departamento de Esportes e Cultura de São José do Rio Pardo.

Serão ministrados cursos de estudos avançados em: violino, saxofone, viola clássica, violoncelo, contrabaixo acústico, trompa, trombone, bombardino, tuba e percussão. Os cursos regulares variam de quatro a seis anos, com certificados de aptidão técnica profissional fornecidos pelo Conservatório de Tatuí.

Serviço

Inauguração do pólo avançado do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo

Dia 03/06, sábado, às 16h

Rua São Bernardo, 800, Jardim São Roque

São José do Rio Pardo – São Paulo

  Da Secretaria da Cultura