Cultura: Mozart e música russa são temas do Festival de Campos do Jordão 2006

Durante mais de 20 dias, cidade será palco do maior e mais importante evento de música clássica da América Latina

seg, 12/06/2006 - 13h53 | Do Portal do Governo

Durante 23 dias, a cidade de Campos do Jordão, a 167 quilômetros de São Paulo, será palco do maior e mais importante evento de música clássica da América Latina: o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Entre os dias 8 e 30 de julho, serão apresentados 42 concertos, recitais e espetáculos. Nesta 37ª edição, o grande homenageado será o compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. A novidade é que o festival será prorrogado por mais dois fins de semana. Algumas apresentações se estenderão nos dias 5, 6, 12 e 13 de agosto. Preços populares e alguns gratuitos farão a alegria dos turistas. A Praça do Capivari, as igrejas Santa Terezinha e São Benedito exibirão os shows gratuitos.

A abertura do festival será num sábado, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), regida por John Neschling, tendo como solista Igor Ardasev, no Concerto nº 4 Encantamento, do tcheco Bohuslav Martinu (1890-1959). O concerto de encerramento será realizado na Sala São Paulo, no dia 30 de julho, com a Orquestra Acadêmica do Festival, formada pelos alunos bolsistas, sob a batuta do Maestro Roberto Minczuk, diretor-artístico do evento pelo terceiro ano consecutivo. A homenagem a Mozart ocorre pelos seus 250 anos de nascimento. O festival será realizado em seis espaços: Auditório Cláudio Santoro, Praça Capivari, Palácio Boa Vista, igrejas Santa Terezinha e São Benedito e Espaço Cultural Cinema Dr.

Investimento 

A 37ª edição receberá recursos de R$ 4,5 milhões: R$ 2 milhões previstos em orçamento e o restante arrecadado por meio de incentivos fiscais de empresas estatais e patrocínio privado. De acordo com o coordenador do festival e diretor do Centro Tom Jobim, Clodoaldo Medina, “o evento conta com renda própria, originada da venda de ingressos, valor que será investido nos festivais seguintes”.

A festa tem o patrocínio do Bradesco Prime e Sabesp e apoio cultural da TIM Celular, LG do Brasil, Grande Hotel-Hotel Escola Senac, Livraria Cultura, Restaurantes Walter Mancini e La Casserole. O apoio institucional é da prefeitura de Campos do Jordão, Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, Consulado-Geral dos Estados Unidos, Funam, Fundación Orquestras Juveniles e Infantiles de Chile, Teatro Colón, Funesc, Fundación Konex, Universidad de Costa Rica e TV e Rádio Cultura.

Estrelas 

Nelson Freire, Antônio Meneses, Quarteto Borodin, Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim, German Brass, Jean-Louis Steuerman, Alex Klein, Rosana Lamosa, Yamandu Costa, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Acadêmica do Festival (considerada a melhor do País em 2005, recebendo o Prêmio Carlos Gomes) serão alguns renomados que farão a alegria dos visititantes. Freire repetirá com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) o programa que apresentou em seu concerto de estréia com a mesma orquestra há meio-século: concerto n 9 de Mozart. O compositor residente do Festival será Edino Krieger, um dos mais aclamados maestros e autores eruditos do País, ganhador do Prêmio Jorge Amado, compositor de Ritmetrias – Variações rítmicas sobre um metro contínuo especialmente para sua primeira audição mundial pela Orquestra Acadêmica.

Internacionais 

Os russos Tchaikovsky, Stravinsky, Prokofiev, Shostakovich, Rimsky-Korsakov, Borodin e Mussorgsky também terão suas obras exibidas ao público que prestigiará o evento. O Espaço Cultural Cinema Dr. sediará a mostra de cinema, que trará clássicos do cinema russo e filmes baseados na vida e obra de Mozart, entre os dias 16 e 30 de julho.

O maestro Minczuk receberá expoentes da música de câmara internacional: as cordas do Quarteto Borodin, os metais do German Brass e os sopros do Quinteto da Filarmônica de Berlim – considerada a melhor orquestra do mundo.

Aulas e masterclasses por músicos de formações e instituições de renome mundial: Academia Herbert von Karajan, Conservatório Superior Nacional de Paris, Conservatório Real de Bruxelas, New England Conservatory de Boston, Escola Superior de Munique, Alla Scala de Milão, Ópera de Hamburgo, Ópera de Stuttgart, Sinfônicas de Chicago e de Toronto e das Filarmônicas de Berlim, Milão, Los Angeles e Buffalo.

Haverá a montagem inédita no continente latino-americano da ópera Mozart e Salieri op. 48, música e libreto de Rimsky-Korsakov, baseado na peça de Alexander Pushkin, com a Orquestra Acadêmica regida por Roberto Minczuk, o tenor Fernando Portari e o Coral Paulistano.

Carreira internacional 

Pela primeira vez, acontecerá um evento não-musical direcionado para a formação de músicos: a palestra Como construir uma carreira internacional, com as participações de Roberto Minczuk, Antônio Meneses e Alex Klein, entre outros, com mediação de Clodoaldo Medina. Andrei Abramenkov, Ruben Aharonian (ambos do Quarteto Borodin) e Bernardo Bessler (OSB) – violino; Igor Naidin (Borodin) – viola; Antônio Meneses (Beaux Arts Trio) e Valentin Berlinsky (fundador do Borodin) – violoncelo; Michael Hasel (Filarmônica de Berlim), Davide Formisano (Alla Scala e Filarmônica de Milão) e Pierre-Yves Artaud (Conservatório Nacional Superior de Paris – flauta) são alguns dos artistas-professores residentes que estarão em Campos do Jordão.

Bolsas de estudo 

Mais de 200 bolsas de estudo para aulas e masterclasses para músicos a partir dos 12 anos serão oferecidas em cursos de instrumentos, prática de orquestra, música de câmara, regência, composição e canto lírico. Assim como nos dois anos anteriores, os bolsistas formarão a Orquestra Acadêmica que tocará e gravará um CD sob a regência de Minczuk. Esse ano, serão realizadas audições em diversas cidades – São Paulo, Rio de Janeiro, João Pessoa, Buenos Aires, Santiago do Chile, Cidade do México e Paris, além da apresentação de gravações outras cidades.

Ao aluno com melhor desempenho durante as três semanas de festa será concedido o Prêmio Eleazar de Carvalho, que permite fazer aperfeiçoamento nos Estados Unidos ou na Europa durante um ano. Como em 2005, outras homenagens serão conferidas durante o evento àqueles que mais se destacarem. Para Minczuk, “além de aprimorar as inovações instituídas nos últimos anos, “queremos trazer para o mais importante festival de música clássica da América Latina os jovens que despontarão em breve nos cenários nacional e internacional. E também promover a eles a oportunidade de mostrar seu talento e conviver com artistas residentes do porte de todos esses já mencionados. Esta interação entre artistas consagrados, alunos talentosos e o público sempre exigente e entusiasmado é algo sem precedentes”.

Da Agência Imprensa Oficial