Cultura: Macário é o destaque desta segunda-feira do Letras em Cena

Leitura do texto de Álvares de Azevedo será às 19 horas no Museu de Artes de São Paulo

seg, 19/06/2006 - 14h35 | Do Portal do Governo

Hoje é dia de Letras em Cena no Museu de Artes de São Paulo (Masp), às 19 horas, grátis. O destaque é a leitura do texto Macário, de Álvares de Azevedo, com direção de Cristina Mutarelli. No elenco, Leonardo Vieira, Carlos Moreno e Karina Barum. O clássico Macário traz o personagem homônimo, um jovem cético, cínico e melancólico, que encontra satã e se torna seu companheiro de jornadas e orgias, numa busca desenfreada de prazeres.

Macário é defendido por alguns como um drama fascinante, feito mais para leitura do que para a representação, embora seja uma das mais altas realizações de Azevedo, o primeiro a dar “voz” ao Demônio.  As cenas são bem construídas e distribuem em réplicas curtas, humorísticas, um debate moral e psicológico muito denso, desenvolvido com excelente articulação. Os interessados em participar devem se inscrever no site www.letrasemcena.art.br. Para assistir ao espetáculo é necessário fazer a reserva de lugar pelo site ou pelo seguinte endereço eletrônico: textos@letrasemcena.art.br.

Letras em Cena é um projeto da Torres Produções e tem o apoio da Secretaria da Cultura, por meio do Programa São Paulo: Um Estado de Leitores e Seus Escritores e visa à inclusão cultural.

O autor

Manuel Antônio Álvares de Azevedo nasceu em 1831, em São Paulo. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1852, com tuberculose, antes de completar 21 anos. Sua obra não foi publicada em vida. É considerado o melhor poeta desta geração e maior representante da poesia byroniana. Seus poemas expressam uma concepção de amor que ora idealiza a mulher, identificando-a como um anjo, ora representa-a envolvida por um grande erotismo e sensualidade.

Azevedo foi o mais típico poeta brasileiro da escola byroniana, que se constituiu em São Paulo em meados do século XIX. Ele fez parte da Sociedade Ensaio Filosófico Paulistano e exerceu notável e prolongada influência nos poetas brasileiros que o sucederam.

Letras em Cena – Macário

Dia 19/06, segunda-feira, às 19h. Grátis

www.letrasemcena.art.br

Museu de Arte de São Paulo (Masp) – Grande Auditório

Avenida Paulista, 1.578. Cerqueira César. Tel.: (11) 3251-5644

http://masp.uol.com.br