Cultura: Livros para penitenciária feminina

Sala de leitura conta com acervo de 1,4 mil livros

sex, 02/06/2006 - 18h50 | Do Portal do Governo

As 1.255 presas da Penitenciária Feminina de Sant’anna, na capital paulista, passam a contar, a partir de hoje, com uma moderna sala de leitura e acervo de 1,4 mil livros – 475 doados pela Secretaria da Cultura. A inauguração contou com a presença do coordenador do programa São Paulo Um: Estado de Leitores, José Luiz Goldfarb, e da coordenadora do Entre na Roda, Maria Alice Armelin.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Cultura (SEC) e da Administração Penitenciária (SAP) e a Fundação de Amparo ao Preso (Funap). A unidade terá o nome do escritor maranhense Josué Montello. A escolha foi feita pelo educador André Luis de Souza e pelas próprias detentas, numa homenagem ao membro da Academia Brasileira de Letras, que morreu em março deste ano.

O mesmo convênio já resultou na abertura de Salas de Leituras no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Parelheiros, que tem duas unidades; no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista; na Penitenciária Feminina do Butantã; e, ainda, na desativada Penitenciaria Feminina do Tatuapé. Os livros dessa unidade foram encaminhados para a Penitenciária Feminina Central.

Da Secretaria da Cultura