Cultura: Estação Pinacoteca inaugura três exposições nesta quinta-feira

Ponto e Fuga, de Carlito Contini; Contadores, de Marina Saleme; e Onde pedra a flora, de Claudio Cretti, abrem às 19h30

qui, 08/06/2006 - 17h05 | Do Portal do Governo

A Estação Pinacoteca abre nesta quinta, dia 8, a partir das 19h30, três mostras: Ponto e Fuga, de Carlito Contini; Contadores, de Marina Saleme; e Onde pedra a flora, de Claudio Cretti.

A exposição Ponto e Fuga é composta por sete pinturas de grandes dimensões, apresentando um recorte da produção de Carlito Contini na última década. Conforme comentário de Tadeu Chiarelli, esta série de Contini constrói um universo angustiante e obsessivo, em que o ponto de fuga da tela, orientado a partir de construções geométricas que remetem à pop art, conduz o olhar até emblemas arcaicos.

Contadores apresenta três séries de fotografias com seis imagens cada, além de três pinturas em grandes dimensões. Seja no desequilíbrio físico presente nas imagens de figuras humanas e objetos amparados por cadeiras de rodas ou suportes, seja nas paisagens bloqueadas por obstáculos, portas e muros, a artista busca plasmar em sua obra a natureza rarefeita do tempo como continente e conteúdo de um mundo em devir.

A exibição Onde pedra a flora, com curadoria de Lorenzo Mammì, reúne três instalações de esculturas de Claudio Cretti que apresentam uma síntese de sua produção nos últimos quatro anos. Nesses trabalhos, o artista procura investigar a relação entre cultura e natureza por meio da tensão entre os materiais e da espacialidade criada pelas peças, que mantêm diálogo e se impõem silenciosamente, transformando o espaço numa espécie de “jardim de pedras”, dada à coesa horizontalidade dos objetos.

Serviço

Ponto e Fuga, de Carlito Contini, Contadores, de Marina Saleme e Onde pedra a flora, de Claudio Cretti

Abertura dia 08 de junho, das 19h30 às 22h.

Em cartaz até 16 de julho de 2006.

Estação Pinacoteca

Largo General Osório, 66 – Luz

fone 11 3337 0185

Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h.

Entrada: R$ 4,00 e 2,00 (meia), grátis aos sábados.

  Da Secretaria da Cultura