Cultura: Em cartaz no Conservatório de Tatuí, A Cantora Careca, de Eugene Ionesco

Texto da peça é um dos mais expressivos da vertente chamada “teatro do absurdo”

sex, 02/06/2006 - 14h31 | Do Portal do Governo

O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, inicia sua temporada de artes cênicas, nos dias 10 e 11, com duas apresentações da peça A Cantora Careca, do romeno Eugene Ionesco. O setor de artes cênicas do conservatório dedicará este ano à dramaturgia contemporânea. Por ser um trabalho realizado pelo núcleo profissional, a montagem terá como carro-chefe o Grupo Teatral Novas Tendências, representando o departamento em solicitações de outros municípios e festivais de teatro. O diretor do espetáculo, Carlos Ribeiro, explica que a montagem da peça pelo grupo tem como objetivo, além de difundir a arte teatral, ser “amostra do trabalho de ponta realizado pelo nosso departamento cênico”. O texto foi escolhido por ser um dos expressivos do chamado “teatro do absurdo”, surgido após a Segunda Guerra Mundial, da qual Ionesco é um dos principais autores, ao lado de Samuel Beckett, Fernando Arrabal e Harold Pinter.

Enredo 

O cenário reproduz o interior de uma casa de classe média inglesa. O senhor e a senhora Smith esperam pela visita de um casal amigo, os Martin, que chegam e são recebidos pela empregada. Após longa espera, os quatro, finalmente, se encontram e há grande dificuldade de estabelecerem diálogo. A conversação é interrompida pela chegada do capitão dos Bombeiros, que procura por incêndios na cidade. Para passar o tempo contam anedotas, até o bombeiro reconhecer a empregada, pois haviam sido namorados. Os casais conseguem livrar-se de ambos. A conversa fica ainda mais difícil até todos gritarem, entre si, frases desconexas. No auge do caos, a ação é interrompida. Após um blecaute, a peça recomeça com os Martin repetindo a mesma ação e os mesmos diálogos dos Smith do início do espetáculo. De acordo com Ribeiro, cenários e figurinos procurarão ter certo ar vitoriano, com cores neutras, remetendo às ilustrações inglesas a bico-de-pena do final do século 19 e início do século 20.

Antipeça 

Escrita em 1950, A Cantora Careca é a primeira peça de Ionesco – nascido em 1909 e apaixonado pela irreverência e niilismo. Ao estudar inglês, Ionesco começou a reparar nos diálogos das personagens do livro didático: o marido informava à mulher que ambos moravam em Londres, esta dizia ao esposo que eles tinham dois filhos, e assim por diante. O autor enxergou nos exercícios de conversação uma tragédia da comunicação humana e resolveu escrever o que denominou de antipeça.

Temporada intensa em 2006

Neste ano, o departamento de artes cênicas do Conservatório de Tatuí terá agenda intensa de apresentações, que inclui Festival Estudantil de Teatro, Festival Infantil, Mostra de Artes Cênicas e, ainda, projeto social. Após as exibições de A Cantora Careca, as atividades continuam entre os dias 23 e 30 de julho, com a 19ª edição do Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, que premia grupos de escolas públicas e particulares. No dia 9 de agosto, o Ciclo de Leituras Dramáticas, Estudos e Palestras terá a presença de Luis Alberto de Abreu, Clóvis Garcia e Cláudia Dalla Verde. Nos dias 9 e 10 de setembro, estará em cartaz o espetáculo Dr. Fausto da Silva, de Paulo Fortes. Nos dias 9 e 10 de outubro será a vez de Flicts, de Ziraldo. Nos dias 12 e 15, O Gato de Botas, de Maria Clara Machado.

O mês de novembro será marcado pela Terceira Mostra de Artes Cênicas, com apresentação de espetáculos originados no aprendizado em sala de aula durante o ano. Serão, 12 encenações diferentes. No dia 18, haverá o encerramento do Projeto Social Pensando na Criança, criado para levar a arte do teatro até a periferia da cidade. O ano nas artes cênicas termina com a apresentação do espetáculo Sacra Folia, de Luis Alberto de Abreu, de 13 a 15 de dezembro.

SERVIÇO

A Cantora Careca, de Eugene Ionesco

Direção, sonoplastia e iluminação de Carlos Ribeiro

Elenco: Ary Roberto, Dalila Ribeiro, Carlos Alberto Agostinho, Érica Pedro, Marcos Caresia e Fernanda Mendes (atores e professores do departamento cênico do Conservatório de Tatuí)

Figurinos: Carlos Alberto Agostinho e Érica Pedro

Maquiagem: Dalila Ribeiro

Cenários e adereços: Jaime Pinheiro

Apresentações: dias 10 e 11 de junho, às 20h30

Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415

437 lugares (acesso a portadores de deficiência)

Ingresso: 1 quilo de alimento não-perecível, que será doado a entidade assistencial de Tatuí

Telefones (15) 3251-4311 / 4573

Da Agência Imprensa Oficial