Cultura: Cinema Latino Americano ganha festival em São Paulo

Evento será realizado entre 10 e 16 de julho, com sessões gratuitas no Memorial, Cinesesc e na Sala Cinemateca

sex, 16/06/2006 - 16h35 | Do Portal do Governo

Nomes históricos da cinematografia latino-americana, ao lado de expoentes do novo cinema da região, participam do mais novo festival de cinema no Brasil. Dentre eles, os chilenos Miguel Littin (que acompanha a exibição de seu “Alsino y el Condor”) e Patricio Guzmán, que apresenta o autobiográfico “Mi Julio Verne”. E, ainda, o cubano Juan Carlos Cremata Malberti (de “Nada Mais” e “Viva Cuba”) e os argentinos Marcelo Piñeyro (“O Método”) e Santiago Loza (“Estranho”).

Com a projeção de mais de 100 títulos e previsão de mais de 40 convidados internacionais, o 1º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo será realizado entre 10 e 16 de julho, com sessões gratuitas no Memorial da América Latina (três salas), Cinesesc e na Sala Cinemateca. O objetivo do evento é discutir a singularidade estética da cinematografia latino-americana. O evento promove, além das projeções, também oficinas, encontros e debates que, entre outros temas, abordam o documentário na América Latina, a nova ficção latino-americana e a retomada do movimento cineclubista.

Com curadoria da produtora Assunção Hernandes, do crítico José Carlos Avellar e do documentarista Sérgio Muniz, a programação do 1º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo destaca ainda a projeção de clássicos dos anos 1950-1970, como “Lucía” (do cubano Humberto Solás), “Barravento” (do brasileiro Glauber Rocha), “Ukamau” (do boliviano Jorge Sanjínes) e os cubanos “Retrato de Teresa” (Pastor Vega), “A Morte de Um Burocrata” e “Memórias do Subdesenvolvimento” (ambos de Tomás Gutierrez Alea).

O 1º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo é uma realização do Memorial da América Latina e da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio do Ministério da Cultura e da Cinemateca Brasileira.1º Festival de Cinema Latino-americano de São Paulo

De 10 (segunda-feira) a 16(domingo) de julho

Entrada Franca

Memorial da América Latina

Av Auro S. de Moura Andrade 664, Barra Funda- São Paulo

Tel: (11) 3823.4600Cinesesc

Rua Augusta 2075, Cerqueira Cesar – São Paulo

Tel:(11) 3082.0213Sala Cinemateca

Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Mariana – São Paulo

Tel: (11) 5084.2177