Cultura: Avenida Paulista vai se transformar no corredor das letras

Segunda edição da festa literária vai reunir mais de 60 editoras

sáb, 30/09/2006 - 16h47 | Do Portal do Governo

A avenida dos escritórios será, mais uma vez, dos escritores. Sete letras com 1,80m x 1,50m serão dispostas ao longo da avenida Paulista. Formarão a identidade visual do Corredor Literário deste ano, que começa no dia 2. Cada uma dessas estruturas do alfabeto foi patrocinada por uma empresa como forma de incentivo ao projeto. A segunda edição da festa literária vai reunir mais de 60 editoras e trazer todo o universo dos livros para a avenida, com eventos gratuitos em quinze pontos.

Realizado pela Associação Paulista Viva e Secretaria de Estado da Cultura – através do programa São Paulo: Um Estado de Leitores –, o Corredor Literário conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da Organização Social de Cultura Abaçaí. Diversas atividades estão programadas até o dia 8.

Na principal delas, as editoras vão expor para venda seus títulos e lançamentos numa feira de livros na parte interna do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O público poderá adquiri-los a preços promocionais.

Uma das novidades deste ano será a homenagem feita a escritores de renome, como Lígia Fagundes Telles, Marçal Aquino, Ignácio de Loyola Brandão, Manoel da Costa Pinto, Tatiana Belinky, João Carlos Marinho, Glauco Matoso e Oscar Pilagallo – editor da revista Entrelivros. A cerimônia será realizada no auditório do MASP. Para a execução de leituras dinâmicas, já estão confirmadas as participações dos atores Lima Duarte, Elias Andreato e Luana Piovanni.

Uma outra homenagem será realizada na Casa das Rosas com os autores paulistanos vencedores do Prêmio Jabuti deste ano. Palestras, mesas redondas, oficinas de leitura e literatura, campanha de doação de livros, recitais, rodas de poesia e saraus também estão na agenda.

Para o secretário João Batista de An-drade, eventos como o Corredor, ligados à literatura e aos livros têm o pareceria entusiasmada da Secretaria de Estado da Cultura. “Com o programa São Paulo: Um Estado de Leitores, cumprimos a meta de zerar o número de cidades sem biblioteca no Estado. Em seguida, lançamos o projeto Escritores e seus Leitores para complementar o primeiro. Assim, esperamos aproximar os autores de seu público. É gratificante saber que o Corredor já entrou para o calendário de eventos da cidade”.

Nelson Baeta Neves, presidente da Associação Paulista Viva, destaca ainda a importância de parceiros como grupos de teatro, organizações culturais e empresas apoiadoras, além de escritores e atores. “Eles dão uma relevante contribuição para dinamizar ainda mais as atividades programadas”, diz.

A primeira edição do Corredor, realizada em 2005, contou com a presença de mais de 40 mil pessoas. Para este ano, os organizadores esperam 60 mil visitantes que terão a oportunidade de se aproximar não só com os livros, mas de quem os escreve e edita. José Luiz Goldfarb, coordenador do São Paulo: Estado de Leitores, afirma que a iniciativa se insere plenamente nas diretrizes da Secretaria para os projetos voltados à literatura em geral, “não apenas na formação de leitores, mas no incentivo a escritores e editores”, ressalta.

Da Secretaria da Cultura