Cultura abre editais para projetos de estímulo ao teatro amador

Projeto Ademar Guerra lança editais de seleção de grupos e contratação de orientadores

qua, 20/01/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Projeto Ademar Guerra que ajuda a manter vivo o teatro amador e forma base para a iniciação profissional, abre inscrições para a seleção de grupos que queiram participar do processo seletivo para receber Orientação Artística. O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Cultura por meio da Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (ASSAOC).

Este ano, o projeto traz novidades para contratação de orientadores artísticos. Por ter seu foco voltado especialmente para o trabalho dos grupos, nesta edição o candidato à vaga de orientador artístico fará a sua inscrição para um dos grupos selecionados. Desta forma será criada uma maior afinidade entre os perfis de grupos e orientadores, bem como, entre os respectivos projetos de trabalho.

As inscrições para o processo seletivo para contratação de orientadores artísticos estarão abertas no período de 23 a 26 de Fevereiro de 2010.

Seleção de grupos
Inscrições: até 5 de fevereiro de 2010
Acesse aqui o edital de seleção de grupos

Seleção de orientadores
Inscrições: de 23 a 26 de fevereiro de 2010
Acesse aqui o edital de contratação de orientadores artísticos

Informações
(011) 2292-7711 / 2292-7071 – ramais: 209 ou 211
www.oficinasculturais.org.br

Sobre o projeto

Criado em 1997, o objetivo principal do projeto é propiciar orientação artística especializada aos grupos teatrais em atividade no interior. Essa orientação se dá por meio da contratação e envio de profissionais de teatro (orientadores artísticos) para atuar junto aos grupos selecionados, num processo pedagógico de acompanhamento de seus projetos de pesquisa e/ou montagem de espetáculos.

Em 2009, o Projeto Ademar Guerra passou por uma reformulação administrativa e conceitual, coordenada pelo diretor teatral Abílio Tavares. Essas mudanças constituíram na criação de uma equipe pedagógica para acompanhar e avaliar os projetos, coordenada pela atriz, diretora e pedagoga Maria Tendlau.

Agora em 2010, o projeto verticaliza o seu cunho pedagógico e busca estreitar a relação com os grupos participantes e também com as cidades que farão parte desta Edição.

Sobre Ademar Guerra

O nome do projeto homenageia o diretor de teatro Ademar Guerra (1933-1993). Ao longo de sua carreira, ele atuou em diversas áreas, realizando também espetáculos de dança, música e séries para televisão. Nasceu em Sorocaba e iniciou sua carreira no teatro amador de Campinas na década de 50, onde dirigiu seu primeiro espetáculo. Seu trabalho era focado especialmente na busca de uma coerência entre a linguagem e o discurso de seus espetáculos e o respeito à primazia do ator na cena.

Da Secretaria da Cultura