Cuide da saúde e aproveite a folia durante os dias de Carnaval

Confira algumas dicas para se divertir nos bloquinhos e demais eventos sem deixar de lado as precauções com o organismo

qui, 28/02/2019 - 11h41 | Do Portal do Governo

Durante o período de Carnaval, a folia nos bloquinhos e demais eventos em São Paulo deve vir acompanhada de cuidados com a saúde dos participantes. Para aproveitar ao máximo o agito, confira algumas dicas para se divertir sem deixar de lado as precauções:

Hidratação

Beba muita água para aguentar o ritmo das festividades. O ideal é fazer isso mesmo sem sentir sede. Lembre-se de que a bebida alcoólica não mata a sede e provoca a desidratação do organismo. De acordo com especialistas, o aconselhável é ingerir 200 ml de água a cada 15 minutos.

Alimente-se adequadamente

Dê preferência para comidas leves, principalmente verduras, legumes e frutas, que devem ser conservadas de forma adequada. As frutas são excelentes para hidratar o corpo. Além disso, elas possuem fibras, que melhoram a digestão, e açúcar natural, de modo a repor a energia.

Preparação física

O Carnaval pode ajudar o folião a deixar de lado o sedentarismo. Aproveite para incluir exercícios físicos à rotina: pode ser uma caminhada diária ou qualquer outro tipo de atividade. O importante é aproveitar para se movimentar.

Moderação

Caso consuma bebidas alcoólicas, beba com moderação. Os efeitos do álcool podem resultar em acidentes, discussões e brigas. De quebra, evitar o álcool ajuda a se sentir bem durante e no dia seguinte, pois evita náuseas e ressacas, entre outros efeitos colaterais.

Energia

O sono também colabora para repor a energia dispensada para acompanhar os blocos de rua. Quando se cansar, pare e respeite os limites do corpo. Dormir de seis a oito horas por dia ajuda a se manter firme e disposto.

Proteção

Use protetor solar caso a diversão seja ao ar livre e com sol a pino.

Evite complicações

Fazer sexo só com camisinha. Essa é a melhor forma de se prevenir contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS.