Cubatão e Paranapanema recebem espaço Criança Ecológica

Com os dois novos espaços, Floresta Legal já contempla 15 Unidades de Conservação

seg, 30/11/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

As crianças da região de Cubatão e Paranapanema têm um novo espaço para brincar e aprender a cuidar do meio ambiente. O núcleo itutinga Pilões, do Parque Estadual da Serra do Mar – PESM, e a Estação Ecológica de Paranapanema inauguraram dois novos espaços do Criança Ecológica – Floresta Legal.

Parte integrante dos 21 projetos Ambientais Estratégicos da Secretaria do Meio Ambiente – SMA, o Criança Ecológica informa e sensibiliza crianças do 5 º ano do Ensino Fundamental I sobre os conceitos básicos da agenda ambiental, visando a mudança de comportamento, tornando-os verdadeiros agentes da sociedade sustentável. Os locais são pedagogicamente preparados para receber as excursões de alunos, que ganham um exemplar do livro “Criança Ecológica – Sou dessa turma”, no qual os personagens ensinam os leitores mirins o que é biodiversidade, a importância das matas ciliares e como devemos usar a água sem desperdiçar, entre outros conceitos indispensáveis a uma vida sustentável no Planeta.

Em Paranapanema, cerca de 60 crianças das escolas municipais Daisy Espolaor Trevisani e José Gonçalves Mendes já se encantaram com a turma do Criança Ecológica. Presente na inauguração do Parque Estadual da Serra do Mar , a coordenadora do Criança Ecológica na Fundação para a Conservação e a Produção Florestal – FF, Adriana Neves, diz que “somente com a educação ambiental a gente consegue minimizar, ou então resolver, os tantos conflitos que enfrentamos, principalmente nessa região (Cubatão)”.

Pesquisa e conservação

Responsável pelo gerenciamento das Unidades de Conservação e pela elaboração e implementação das políticas relacionadas a essas áreas, o Instituto Florestal assume papel importante e estratégico na gestão ambiental do Estado de São Paulo, salvaguardando a biodiversidade de aproximadamente 50% dos atuais remanescentes paulistas do bioma Mata Atlântica além de outros ecossistemas.

A atividade consiste no desenvolvimento de programas de pesquisas, monitoramento, fiscalização, visitação pública, extensão e educação ambiental. O desafio inclui também assegurar os direitos e o desenvolvimento das comunidades tradicionais caipiras, quilombolas e caiçaras, habitantes das áreas naturais.

Da Secretaria do Meio Ambiente