Criança Ecológica se expande pelo Estado de São Paulo

Projetos são instalados em parques do interior e da capital

qui, 23/07/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Para informar e sensibilizar as crianças do ensino fundamental (de 8 a 10 anos) sobre a importância de preservar a natureza, a Secretaria do Meio Ambiente instalou mais dois projetos do Programa Criança Ecológica nos municípios de Bauru e Teodoro Sampaio. Com as novas unidades já são seis os espaços do programa instaladas no Estado.

Bauru

A unidade do Floresta Legal, projeto que visa destacar a importância da preservação da fauna e da flora, foi instalada na Estação Experimental do Município, criada em 1928. O local dispõe de um acervo de mais de 1200 espécies nativas e exóticas.

O secretario do Meio Ambiente, Xico Graziano, que esteve na inauguração, ressaltou que resolver problemas ambientais como a destinação final do lixo e o tratamento de esgoto, representam uma agenda do presente. “Precisamos ir além e pensar não nos nossos filhos e netos, mas naqueles que não nasceram. A proposta do Governo do Estado é dar consistência ao programa de educação ambiental chamado Projeto Criança Ecológica. Agora, estamos direcionando para o ensino fundamental, são eles que precisam receber a semente do amanhã que formará uma nova consciência ambiental”, afirmou.

Teodoro Sampaio

Administrado pela Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, o Parque Estadual Morro do Diabo, acaba de se tornar um espaço para o ensino de ecologia às crianças da região de Teodoro Sampaio e Presidente Prudente.

O Parque Estadual do Morro do Diabo (PEMD) foi a segunda unidade de conservação no Estado de São Paulo a instalar o espaço do Floresta Legal, da Agenda Verde – fauna e flora – do Criança Ecológica. Ao todo, serão 29 unidades de conservação que terão espaços do Floresta Legal.

Outros espaços

O Criança Ecológica possui quatro espaços instalados na capital paulista. O Villa Ambiental, localizado no Parque Villa Lobos, faz parte da Agenda Amarela, que trata do tema “Aquecimento global e educação para a vida: um alerta para o futuro”. O espaço Água Amiga, localizado no Parque Ecológico da Guarapiranga, integra a Agenda Azul, que aborda a importância da preservação da água no planeta.

Representando a Agenda Verde, temos o espaço Verde Vivo que destaca a importância das plantas na vida dos seres vivos e o Bicho Legal, instalado no Zoológico de São Paulo.

Serviço

– Estação Experimental de Bauru: Rodovia Bauru – Ibitinga km 10
– Parque Villa Lobos: Av. Professor Fonseca Rodrigues, nº2001- Alto dos Pinheiros
– Parque Ecológico da Guarapiranga: Estrada do Riviera, nº3286- Bairro da Riviera Paulista
– Jardim Botânico de São Paulo: Av. Miguel Stéfano, nº3031
– Zoológico: Av. Miguel Stéfano, nº4241
– Parque Estadual Morro do Diabo: Rodovia SPV 28 – km 11 – Teodoro Sampaio – SP

da Secretaria do Meio Ambiente