Cratod oferece alimentação balanceada para seus pacientes

Café, suco de limão e suco de uva são algumas bebidas que devem passar longe de quem está em tratamento de drogas

ter, 13/03/2018 - 20h01 | Do Portal do Governo

Alimentos ricos em açúcares e gorduras devem ser consumidos com moderação por qualquer pessoa. Mas, alguns deles, devem ficar bem longe de quem está em tratamento de dependência química. Para isso, o Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) possui uma equipe multidisciplinar preocupada diariamente com a dieta de seus pacientes.

Localizada estrategicamente no centro da capital paulista, próximo a região da Cracolância, o Cratod é um centro de atendimento que funciona 24h por dia. Os usuários de droga podem procurar o serviço para dar início ao processo de reabilitação. Passando pela triagem e realizando todos exames, eles são avaliados pelos profissionais e encaminhados, de acordo com cada caso, para o tratamento.

A partir de então, eles são levados a uma avaliação médica, a uma Comunidade Terapêutica – geralmente localizada no interior do Estado – ou, em casos menos graves, a um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município ou do próprio Cratod.

Os pacientes que se enquadrarem nesse último tratamento da entidade, poderão receber assistência de médicos, psicólogos, dentistas, assistentes sociais e, neste caso, nutricionistas. Isso porque as drogas estão quase sempre associadas a distúrbios alimentares. Por isso, um dos serviços de destaque oferecidos pelo Cratod aos dependentes químicos em tratamento é o da dieta balanceada.

“Quando os pacientes chegam aqui, normalmente eles estão em situação de rua. Então a sua alimentação é muito ruim. Eles não comem verduras, legumes, proteínas. Por isso nós temos que pensar em dar uma alimentação balanceada”, conta a nutricionista do Cratod, Martha Pompeu.

Algumas bebidas e comidas podem interferir no tratamento e devem ficar de fora da dieta. Segundo a especialista, suco de limão e suco de uva devem ser evitados, pois lembram, respectivamente, caipirinha e vinho. Ela ainda ressalta que café, sorvetes de abacaxi com rum, bombons recheados com licor e marinados também podem prejudicar o tratamento.

Em muitos casos, eles passam a compulsão pela droga para o alimento. Sendo assim, a dieta evita que esses pacientes sofram com o sobrepeso e desenvolvam outras doenças. “O almoço é muito bom. Para mim, a comida balanceada é importante porque eu tenho diabetes”, disse Paulo José da Silva Machado, paciente da instituição.

Atualmente, o Cratod possui um serviço de referência nacional e, sobretudo, internacional. O diretor da unidade, Marcelo Ribeiro, explica que a grande preocupação do Estado com esses pacientes nos últimos anos foi fundamental para criar uma instituição robusta. “Ele é hoje, sem dúvida, o maior serviço de atendimento da América Latina. Ele atende 1,2 mil novos casos mensalmente. Ela faz mais de 2,5 mil internações anuais. É uma robustez hoje que nenhum outro serviço tem”, completa.

A unidade, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, é a principal porta de entrada do Programa Recomeço na capital paulista. Com cerca de 350 profissionais de saúde, é a oportunidade que os dependentes químicos têm para encontrar uma nova chance de vida, dessa vez, longe do vício.

“O Recomeço é um programa completo que vai desde o acolhimento e internações eventuais até o momento da reinserção dos usuários, oferecendo a ele oportunidades de trabalho e de novo convívio com a família”, contempla o secretário da Saúde, David Uip.