CPTM terá monitores multimídia nos trens em caráter experimental

Primeira etapa funcionará nos mesmos moldes do sistema adotado no Metrô

dom, 17/01/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terá monitores multimídia no interior dos trens para veiculação de conteúdo informativo, educativo e publicitário. A primeira etapa é um projeto-piloto para instalação e operação dos equipamentos, que estará em vigor por um período de até seis meses e funcionará nos mesmos moldes do sistema já adotado no Metrô-SP.

Até o dia 15 de janeiro, a companhia receberá propostas de empresas (privadas ou públicas) para a implantação do projeto, em caráter experimental e sem nenhum custo para os cofres públicos. Os testes, que deverão começar em fevereiro, possibilitarão uma melhor compreensão da tecnologia empregada, permitindo a análise, avaliação e definição do modo e forma mais eficazes para adoção dessa mídia na CPTM.

Os monitores a serem instalados, os tipos de trens e as linhas da rede que receberão o sistema serão definidos pela empresa que apresentar a proposta mais adequada. Depois da realização dos testes, a CPTM deverá fazer uma licitação para a contratação desses serviços.

As propostas com a especificação do sistema e as quantidades de monitores devem ser entregues, impreterivelmente, até o dia 15 de janeiro, no horário comercial (das 8 às 17 horas), na Gerência de Desenvolvimento de Negócios (GRG), localizada na rua Boa Vista, 84, 5º andar, em São Paulo-SP.

Tecnologia sobre trilhos

Essas novas tecnologias acompanham o processo de melhoria da qualidade dos serviços da CPTM. O Plano de Expansão do Transporte Metropolitano (Expansão SP) está destinando recursos da ordem de R$ 21 bilhões para a ampliação, modernização e integração da rede metro-ferroviário – desse total,  mais de R$ 7 bilhões serão destinados à CPTM, o maior investimento já feito no setor. Um dos principais objetivos é capacitar 160 quilômetros de linhas da companhia para operar com qualidade de metrô de superfície.

Da CPTM