CPTM terá esquema especial para o GP Brasil de Fórmula 1

Anote os horários de circulação da na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú)

qui, 30/10/2008 - 11h49 | Do Portal do Governo

Para atender aos torcedores que usarem o trem metropolitano com destino ao Autódromo de Interlagos, local do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) contará com operação especial durante o próximo fim de semana na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú).

No sábado, quando acontecerá o treino oficial, os intervalos entre os trens serão de 10 minutos entre Osasco e Grajaú, e de 5 minutos entre Pinheiros e Autódromo. Já no domingo, a linha opera com intervalos de 8 minutos, de Osasco a Grajaú, e de 4 minutos entre Pinheiros e Autódromo, trecho em que é esperado o maior movimento de usuários. Essa operação ocorrerá das 6h às 19h no sábado e das 5h às 19h no domingo.

A Estação Autódromo, que fica a 600 metros do circuito de Interlagos (cerca de 9 minutos de caminhada), atenderá, além dos moradores da capital, aos milhares de turistas que irão ao autódromo assistir à corrida, neste fim de semana. Além da diminuição dos intervalos, haverá orientadores bilíngües ou trilíngües, uniformizados, para prestarem informações aos turistas estrangeiros em italiano, inglês, espanhol e mandarim. As estações contarão também com placas e avisos sonoros de orientação em inglês, distribuição de panfletos com o mapa do trajeto entre a estação Autódromo e os portões de acesso ao circuito de Interlagos e reforço no efetivo de agentes de segurança nesta linha.

O Serviço de Atendimento ao Usuário atenderá, das 7h às 19h, pelo telefone 0800 055 0121, na sexta e no sábado, e das 6h às 19h, no domingo. Já o posto de atendimento na Estação Autódromo funcionará das 7h às 19h na sexta e no sábado, e das 5h às 19h, no domingo.

O sistema ORCA (vans que fazem o trajeto entre a estação Cidade Universitária, na Linha 9-Esmeralda e Vila Madalena, na Linha 2-Verde do Metrô) funcionará, excepcionalmente no sábado e no domingo, das 6h às 19h.

Vá de trem – Com apenas R$ 2,40, o usuário pode se deslocar de diversos pontos da capital ou da Região Metropolitana para o autódromo utilizando as integrações gratuitas entre CPTM e Metrô.

Roteiros

Avenida Paulista: os torcedores que moram ou estão hospedados nessa região, incluindo Sumaré e Perdizes, podem utilizar a Linha 2-Verde do Metrô desembarcando na Estação Vila Madalena. Dali, embarcam na Ponte ORCA, até a Estação Cidade Universitária, na Linha 9-Esmeralda. De lá, seguem sentido Grajaú até a estação Autódromo.

Zona Norte: acessar o Metrô por uma das estações da Linha 1-Azul, entre Tucuruvi e Tiradentes e seguir até a Estação Sé; fazer baldeação para a Linha 3-Vermelha, descer na estação Palmeiras/Barra Funda. Embarcar na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi) da CPTM, por meio de integração gratuita, descer na Estação Presidente Altino e fazer baldeação para a Linha 9-Esmeralda, descendo Estação Autódromo.

Zona Sul: nessa região, é possível acessar diretamente a Linha 9-Esmeralda, da CPTM, e descer na Estação Autódromo. Ou, se necessário, usar uma das duas linhas do Metrô: a 1-Azul, se estiver entre os bairros de Jabaquara e Liberdade; ou a 5-Lilás, se estiver entre as regiões de Capão Redondo e Giovanni Gronchi. No primeiro caso, o usuário deverá seguir até a Estação Sé, pegar a Linha 3-Vermelha, descer na estação Palmeiras-Barra Funda. Dali embarcar na Linha 8-Diamante, por meio de integração gratuita, descer na Estação Presidente Altino e fazer baldeação para a Linha 9-Esmeralda, desembarcando na estação Autódromo. No caso da Linha 5-Lilás, fazer a integração para a Linha 9-Esmeralda na Estação Santo Amaro e, de lá, seguir sentido Grajaú.

Zona Leste: para quem vem de municípios vizinhos à capital, com divisa na região Leste, como Mogi das Cruzes, Suzano, Poá e toda a área do Alto Tietê, é possível utilizar a Linha 11-Coral (Luz-Estudantes), da CPTM, seguir até a Luz, embarcar na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) e descer na Barra Funda. Dali, migrar para a Linha 8-Diamante, descer na Estação Presidente Altino e fazer o baldeio para a Linha 9-Esmeralda. Quem estiver nos bairros próximos à Linha 3-Vermelha do Metrô, deve seguir até a Barra Funda e de lá fazer a mesma integração para a CPTM.

Zona Oeste: tanto as regiões de Francisco Morato como de Itapevi são servidas por linhas da CPTM. Assim, quem vier de municípios vizinhos (Jundiaí, Várzea Paulista, Francisco Morato, Caieiras e Franco da Rocha) e bairros dessas localidades (Perus, Pirituba, Lapa), poderá acessar a rede por meio das estações da Linha 7-Rubi. Descer na Estação Barra Funda, fazer baldeação para a Linha 8-Diamante, seguir até Presidente Altino e migrar para a Linha 9-Esmeralda, descendo na Estação Autódromo.

Já quem vem de Itapevi e bairros atendidos pela Linha 8-Diamante deve seguir até a Estação Osasco ou Presidente Altino e fazer a baldeação para a Linha 9-Esmeralda, a fim de descer em Autódromo.

Grande ABC: quem estiver na região do ABC pode usar a Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) até a Luz, embarcar na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) e descer na Barra Funda. Dali, migrar para a Linha 8-Diamante, descer na Estação Presidente Altino e fazer o baldeio para a Linha 9-Esmeralda. Há também a opção de fazer transferência para a Linha 3-Vermelha do Metrô, no Brás, e seguir até a Barra-Funda. De lá, será necessário voltar para a CPTM, também com transferência gratuita, pegar a Linha 8-Diamante, descer na Estação Presidente Altino, migrando para a Linha 9-Esmeralda.

Da CPTM