CPTM sorteará 300 livros nas viagens do Expresso Turístico

Os livros serão sorteados em oito viagens

sex, 03/07/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

Este mês, o Expresso Turístico ganhará mais uma atração. A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) sorteará 300 livros para os passageiros, em todas as viagens dos finais de semana. A ação é o resultado de parceria do Expresso Turístico com o programa Livro Livre, movimento popular que consiste em deixar livros em locais públicos para que as pessoas peguem, leiam e o deixem novamente em outro local para que outra pessoa faça o mesmo.

“O objetivo do Expresso Turístico é trazer de volta o prazer das viagens de trem. A leitura é uma coisa muito proveitosa; e podemos somar uma viagem real que oferecemos à viagem mental que os livros proporcionam”, comenta o gerente de Projeto Funcional e Integração da CPTM, Ayrton Camargo e Silva.

Os livros serão sorteados em oito viagens: quatro dessas viagens para Jundiaí (nos dias 4, 11, 18 e 25), e as outras quatro para Mogi das Cruzes (nos dias 5, 12, 19 e 26). “A idéia dessa ação cultural é fazer com que todas as pessoas tenham acesso aos livros, disseminando o hábito da leitura”, explica a bibliotecária e coordenadora do projeto Maria Cândida de Assis Figueiredo.

Entre os livros distribuídos, estão clássicos da literatura brasileira como “O Cortiço” (Aluísio Azevedo), “O Guarani” (José de Alencar), “Triste Fim de Policarpo Quaresma” (Lima Barreto) e “O Ateneu” (Raul Pompéia). Outros títulos incluem “Perdidos no Salão do Crepúsculo (Gustavo Moscardo Domingues), “Lições de Luz” (Bertani Marinho), “A Farsa de Thereza” (M. J. P. Souza), “Duas Rodas e um Destino” (Lucas Pimentel) e “Esdras Baracut – o Sábio” ( Edson P. Liguori).

Este é o terceiro ano que a CPTM promove o Livro Livre. Desde 2006, a Companhia busca estimular o hábito da leitura entre seus funcionários e também usuários do transporte metro-ferroviário por meio do programa. No ano passado, foram distribuídas, pelos trens e estações, 37 mil obras.

Sobre o Expresso Turístico

É um serviço diferenciado que une lazer, cultura e história. O trem é formado por uma locomotiva a diesel, da CPTM, Alco RS-3, de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, Budd-Mafersa, fabricados no Brasil nos anos 60. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram totalmente restaurados nas oficinas da CPTM. São 174 poltronas, ao todo, acomodando confortavelmente os turistas. Cada vagão conta com um agente de trem e monitores.

Atualmente, o Expresso realiza viagens semanais aos sábados para Jundiaí, e viagens quinzenais aos domingos para Mogi das Cruzes. Devido às férias, em julho, as viagens para Mogi acontecerão todos os domingos.

O Expresso Turístico integra o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, no valor de R$ 20 bilhões – o maior investimento em transporte público já realizado no Brasil. Além da transformação de 160 km de linhas de trem em qualidade de metrô, o Plano prevê a criação de serviços diferenciados para atenderem a demandas específicas. É dentro desse conceito que foi desenvolvido o Expresso Turístico: para aqueles que enxergam na ferrovia muito mais do que um meio de transporte eficiente para os seus deslocamentos, uma excelente oportunidade para conhecerem a história, criando uma nova opção de turismo na Região Metropolitana de São Paulo.