CPTM reduz intervalos na Linha 9-Esmeralda para o GP de Fórmula 1

Corrida será realizada no Autódromo de Interlagos, na zona sul da cidade de São Paulo, no próximo domingo (11)

seg, 05/11/2018 - 14h12 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informa que não haverá obras de modernização na Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú) durante o fim de semana, em razão do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista, no próximo domingo (11). Além disso, os intervalos entre as composições serão reduzidos.

A ação integra o esquema especial de operação para o ramal, que terá intervalo médio entre os trens de seis minutos, em toda a linha, das 6h30 às 17h. Já entre 17h e 19h, as composições circularão com intervalo de cinco minutos entre as estações Pinheiros e Grajaú e com intervalos de dez minutos entre Osasco e Pinheiros.

No período da tarde, para atender o aumento de demanda esperado no fim da corrida, a CPTM disponibilizará trens vazios partindo da estação Autódromo. No primeiro dia do treino livre, na próxima sexta-feira (9), não haverá alteração na grade de intervalos. Os trens circularão na linha com intervalos de quatro minutos, nos horários de pico, e de sete minutos nos demais horários.

No próximo sábado (10), das 6h às 18h, o intervalo será, em média, de sete minutos. Vale lembrar que, após as 18h, o intervalo passa a ser de dez minutos. A estação Autódromo fica a 600 metros do portão de acesso ao Setor G do autódromo. O espaço contará com orientadores bilíngues para prestar informações aos turistas estrangeiros, bem como o atendimento aos demais torcedores. Placas e avisos sonoros com informação em inglês e português também estarão disponíveis.

Embarques

Em um sábado típico, a média de embarques na estação é de cerca de 4,5 mil usuários (no domingo, chega a 3 mil). Contudo, no fim de semana da realização do Grande Prêmio, a movimentação na estação gira em torno de 13 mil passageiros (no sábado e no domingo).

Para agilizar o embarque após o final da prova, a CPTM recomenda aos usuários a compra antecipada dos bilhetes, preferencialmente com dinheiro trocado. A aquisição das passagens nas bilheteiras pode ser feita normalmente nos horários de funcionamento de todas as estações.

SERVIÇO

Operação Especial CPTM – GP de Fórmula 1
Local: Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)
Data: sexta-feira, 9/11
Intervalo: operação normal

Data: sábado (10)
Intervalos: das 6h às 18h – intervalos de 7 minutos; a partir das 18h – intervalos de dez minutos

Data: domingo (11)
Intervalos: das 6h30 às 17h – intervalo de 6 minutos entre as estações Osasco e Grajaú; das 17h às 19h – intervalo de 5 minutos entre as estações Pinheiros e Grajaú; das 17h às 19h – intervalo de 10 minutos entre as estações Osasco e Pinheiros