CPTM prevê recorde de passageiros com visita do Papa

Recorde foi de 1.703.879 em dezembro de 2006

qua, 09/05/2007 - 13h35 | Do Portal do Governo

Com a visita do Papa Bento XVI, que chega nesta quarta-feira, 9, a São Paulo, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prevê superar seu recorde de passageiros transportados (1.703.879) na sexta-feira, 11, quando começará a operar a partir da 0 hora.

Estima-se um acréscimo de 200 mil usuários à média de mais de 1,5 milhão de pessoas transportadas nos dias úteis, nas seis linhas do sistema, que servem 22 municípios na Região Metropolitana.

Na última segunda-feira, 7, a empresa registrou a melhor marca do ano: 1.650.529 usuários transportados. Com o aumento do movimento nos últimos dias, impulsionado pela visita do Papa e a proximidade do Dia das Mães, a média dos dias úteis de maio já chega a 1.621.521 passageiros.

Esquema especial

Os trens da CPTM vão operar ininterruptamente, na madrugada de sexta-feira (11/05), visando atender a população que se deslocará ao Campo de Marte, onde o Papa Bento XVI rezará missa às 9 horas, para um público estimado em mais de 1 milhão de pessoas.

As composições circularão a cada 1 hora ou 30 minutos (meia hora), conforme a demanda, entre meia noite e 4 horas da manhã, quando começa a operação comercial. Para tanto, a CPTM readequará o seu plano de manutenção, intensificada normalmente durante as madrugadas.

A segurança do sistema também será reforçada por um contingente de 20% a mais de agentes, cerca de 260 homens. A exemplo dos esquemas realizados nos dias dos clássicos de futebol, para evitar brigas entre torcidas, as folgas dos funcionários da área estarão canceladas com esta finalidade.

Mesmo sendo ponto facultativo no município de São Paulo, a CPTM manterá a operação normal durante toda a sexta-feira (11), em vista do Dia das Mães, no domingo (13). Além de atender outras 21 cidades, estas oportunidades atraem número extra de usuários para as compras, principalmente em pontos como o Brás e a região da Estação da Luz, onde se localiza a rua José Paulino.

Dia 10

A mobilização já começa no dia anterior, véspera da missa no Campo de Marte. Prevendo grande movimentação de pessoas em função de um encontro do Pontífice com grupos de jovens, no Estádio do Pacaembu, com término previsto para às 20 horas, a CPTM estenderá os intervalos de pico entre trens – entre 6 e 8 minutos – até as 21 horas.