CPTM faz avaliação pulmonar

Começa hoje campanha de combate ao fumo

qui, 30/08/2007 - 11h20 | Do Portal do Governo

Fumantes e ex-fumantes, com 40 anos ou mais, que passarem pela Estação Brás da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) hoje terão oportunidade de checar como está a saúde pulmonar. Testes gratuitos de espirometria – item fundamental no diagnóstico da chamada Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) – serão oferecidos aos usuários que sofrem ou sofreram do tabagismo, considerado doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ação ocorrerá das 8h30 às 17 horas, no Espaço Cultural Brás, e faz parte da segunda edição da campanha Respire e Viva. O objetivo é orientar passageiros e empregados da CPTM sobre os malefícios provocados pelo cigarro. Será também divulgada a informação de que o tratamento, antes considerado caro, atualmente é custeado pelo governo, por meio do SUS.

Serão entregues folhetos com informações sobre o tema. Toda a atividade será acompanhada por especialistas em pneumologia, técnicos e profissionais de enfermagem. Caso seja detectado possível paciente, este será avaliado e submetido a exame, recebendo esclarecimentos médicos no momento em que obtiver o laudo da análise, feito na hora. 

Parceria – A campanha Respire e Viva é uma parceria entre a CPTM e a Sociedade Brasileira de Pneumologia, Associação de Portadores de DPOC e os laboratórios Eurofarma, Boehringer Ingelheim do Brasil e outros. Na seqüência, entre os dias 31 de agosto e 11 de setembro, a campanha será estendida para as estações Perus, Osasco, São Miguel Paulista, Guaianases, Santo André, Vila Olímpia e Santo Amaro. De acordo com dados do instituto de pesquisa Datasus, a DPOC, que engloba diversos males do aparelho respiratório, é responsável pela morte de três brasileiros por hora. Essa doença é a quinta causa de mortes no Brasil. 

Da CPTM 

SERVIÇO

Campanha Respira e Viva – Teste gratuito

• Estação Brás da CPTM – dia 30, das 8h30 às 17 horas

• Estação Perus (Linha A) – dia 31, das 8h30 às 11h30

• Estação Osasco (Linha B) – dia 31, das 14 às 17 horas

• Estação São Miguel Paulista (Linha F) –

dia 3 de setembro, das 8h30 às 11h30

• Estação Guaianases (Linha E) – dia 3, das 14 às 17 horas

• Estação Santo André (Linha D) – dia 4, das 9 horas às 11h30

• Estação Vila Olímpia (Linha C) – dia 5, das 8h30 às 11h30

• Estação Santo Amaro (Linha C) – dias 10 e 11, das 7 às 14 horas  

Da CPTM