CPTM fatura 1º lugar em pesquisa sobre respeito ao consumidor

Companhia investe e valoriza cada vez mais o atendimento ao usuário

sáb, 02/01/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM) é a prestadora de serviços públicos que mais respeita seus consumidores. Esse é o resultado da pesquisa nacional realizada pela Revista Consumidor Moderno, em parceria com a Shopper Experience. Ao todo,1.350 pessoas foram entrevistadas na sétima edição do estudo “As Empresas que Mais Respeitam o Consumidor”, que abrangeu as regiões de São Paulo e Interior, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Cada entrevistado deu uma nota de zero (não respeita o consumidor) a dez (respeita muito) para as empresas. Entre os entrevistados, cerca de 18% deram a nota máxima à CPTM, o que levou a empresa a conquistar o primeiro lugar na categoria “Serviços Públicos”, em que concorreram companhias como Petrobras, Correios e Banco do Brasil. “Esse resultado reflete o desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada para a excelência em atendimento”, comenta o gerente da Gerência Geral de Desenvolvimento Organizacional da CPTM, Carlos Adriano Pacheco.

O bom resultado na pesquisa é mais um reconhecimento do esforço e dedicação da CPTM em atender com qualidade e respeito seus usuários. Além dos investimentos em infraestrutura da malha ferroviária, a companhia valoriza cada vez mais o atendimento de qualidade, tanto por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e Ouvidoria, como em programas que envolvem a atuação dos empregados como “Usuário Amigo”, “Dirigente de Plantão” e “Atendimento Nota 10”.

Confira os três primeiros colocados no ranking da categoria “Serviços Públicos” e o percentual de entrevistados que deu nota 10 (respeita muito o consumidor) às empresas:

1º – CPTM – 18%

2º – Petrobras – 15%

3º – Correio – 14%

Metodologia

A pesquisa da Revista Consumidor Moderno revela quem são e o que fazem as empresas para merecer a confiança do consumidor. Para isso, os entrevistados responderam perguntas sobre até oito categorias nos seguimentos de Consumo, Indústria, Varejo, Serviços e Serviços Públicos, com as quais tiveram uma experiência real nos últimos seis meses. Cada entrevistado deu uma nota de zero [não respeita] a dez [respeita muito] para as empresas. A maioria das pessoas pesquisadas é do sexo feminino, tem entre 25 e 34 anos, e é das classes B e C.

Da CPTM