CPTM: Estação Tamanduateí oferece medição de pressão nesta quinta (16)

Entre 16h e 19h, usuários da Linha 10-Turquesa poderão verificar indicadores de saúde gratuitamente e receber informações

qua, 15/01/2020 - 15h18 | Do Portal do Governo

Os usuários que passarem pela estação Tamanduateí, da Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), nesta quinta-feira (16), entre as 16h às 19h, poderão aferir a pressão arterial gratuitamente.

Trata-se de um procedimento simples e eficaz para detectar a hipertensão, responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As doenças podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição, mantenham-se em tratamento e com a pressão controlada.

Prevenção

A pressão arterial pode ser controlada com hábitos saudáveis, além de exames regulares. “Os benefícios de um estilo de vida ativo vão desde o controle de peso e de glicemia até a prevenção de hipertensão. As gestantes devem ter consciência que, nesse momento, os riscos não se aplicam somente a ela, mas também ao bebê”, ressalta o médico Timóteo Araújo.

A médica Elisabete Almeida explica que uma rotina de exercícios físicos deve estar alinhada a uma alimentação equilibrada e saudável. Para ela, o hábito de comer bem deve vir desde cedo. “A obesidade é uma doença que causa problema sérios, como hipertensão, colesterol alto e diabetes. Por isso, é tão importante as crianças e adolescentes saberem fazer refeições saudáveis”, salienta.

Ações de saúde e bem-estar

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços nas estações para a realização de atividades ligadas à promoção da saúde e ao bem-estar dos passageiros, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.