CPTM: Estação da Luz ganha painel gigante da artista Teresa Saraiva

Dia 18, a arquiteta e artista plástica Teresa Saraiva entrega a obra "Painel Estação da Luz" à CPTM

sex, 15/12/2006 - 16h42 | Do Portal do Governo

O evento ocorrerá no Saguão 2, na Estação da Luz, às 20 horas. A cerimônia contará com a presença do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente da CPTM, Mário Bandeira.

O painel é composto por 14 módulos em ferro fundido, de 1,20m x 0,85m cada, pesa cerca de 2,5 toneladas e levou mais de dois anos para ser finalizado. Ele será instalado nas paredes contíguas à escada central do saguão subterrâneo que dá acesso à rua José Paulino.

Teresa Saraiva iniciou o processo de criação na própria estação. Entre os usuários de trem, a artista espalhou papéis, nanquim e pincéis para tentar captar tudo o que emana da estação e seus significados, transcrevendo-os em sinais gráficos e em formas expressivas. “O diálogo entre ambos, painel e estação, se dá por meio de material e de elementos compositivos: sinais, movimento, ritmo, linhas de ação, de força e de direção”, explica a arquiteta.

A idéia da artista é deixar sua marca na estação e acompanhar com ela a evolução da própria cidade. Além disso, ela pretende sensibilizar as pessoas para que entendam os espaços da metrópole como parte do cotidiano, contribuindo na conscientização e valorização do patrimônio cultural.

Da CPTM