CPTM e Sebrae fecham parceria para capacitar vendedores informais

Projeto busca incentivar a oferta de emprego no sistema ferroviário; cursos serão ministrados a partir de dezembro

ter, 26/11/2019 - 17h02 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/CPTM

A CPTM, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) unem forças para estimular a geração de emprego formal no sistema ferroviário.

O primeiro passo ocorreu nesta segunda-feira (25), quando o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciou a criação de um curso ministrado pelo Sebrae-SP para capacitação dos vendedores irregulares que atuam nas plataformas, trens, estações e no entorno.

O projeto inédito prevê a cooperação entre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e o Sebrae-SP não só para qualificar, mas também instalar de forma organizada os vendedores informais que atuam em todo o sistema.

“Nosso objetivo é dar dignidade e legalidade para a atuação destas pessoas que estão sem emprego e buscam no comércio irregular uma forma de renda”, ressalta o secretário dos Transportes Metropolitanos.

Inscrições

A iniciativa pretende atrair as pessoas que estão na informalidade e poderão se inscrever gratuitamente no site da CPTM. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-055-0121.

“É uma parceria muito importante para todas as estações da companhia, para quem utiliza o sistema e tem a oportunidade de se formalizar no mercado de trabalho”, salienta o presidente da CPTM, Pedro Moro.

Para o projeto-piloto, já estão agendadas duas turmas, com início no dia 4 de dezembro, que farão aulas na estação Engenheiro Goulart, que atende as linhas 12-Safira e 13-Jade. São 48 vagas, divididas em dois horários: das 9h às 13h e das 14h às 18h.

Com duração de quatro horas e para auxiliar o empreendedor a tomar decisões com mais segurança, o curso abordará conhecimentos de gestão; benefícios da formalização; o passo a passo para o empreendedor legalizar o negócio, além de marketing direcionado ao público alvo específico; funcionamento do fluxo de caixa e detalhamento de estrutura e aplicabilidade.

“A CPTM sempre atuando de forma contundente, para gerar qualidade, segurança, capacitações na plataforma e, agora, gerando oportunidade para o empreendedor, para garantir uma vida melhor àqueles que estão como comerciantes ilegais, para que eles se formalizem, se legalizem, tenham seus espaços e se insiram no trabalho do Sebrae”, afirma o diretor-presidente do Sebrae- SP, Wilson Martins Poit.

Cadastro

Após a capacitação, os interessados poderão cadastrar-se como Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e Microempreendedor Individual (MEI), tipos mais simples de empresa que permitem ao pequeno empresário ter acesso fácil a um CNPJ, por um custo baixo e sem burocracia.

A CPTM já está mapeando os locais onde os empreendedores poderão atuar, por um período de tempo determinado, pagando pelo uso do espaço nas estações.