Ciclistas são bem atendidos na CPTM e no Metrô

Passageiros devem estar atentos às regras de embarque e desembarque, além das condições para utilização dos bicicletários

qui, 05/04/2018 - 20h08 | Do Portal do Governo

A CPTM e o Metrô de São Paulo também oferecem estrutura aos usuários do transporte público sobre trilhos que se deslocam de bicicleta pela Região Metropolitana da capital paulista. Vagas nos bicicletários e espaços para as bikes nos vagões fazem com que as viagens tenham toda a segurança e conforto.

O Metrô de São Paulo incentiva o transporte por meio de bicicleta como complemento ao de massa e disponibiliza cerca 600 vagas de bicicletários e paraciclos nas estações do sistema onde existem demandas.

Além dos bicicletários em Sé, Carrão, Guilhermina-Esperança e Corinthians-Itaquera, há paraciclos em outras 21 estações nas cinco linhas operadas pelo Metrô: Parada Inglesa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Paraíso, Vila Prudente, Vila Madalena, Artur Alvim, Vila Matilde, Penha, Belém, Anhangabaú, Palmeiras-Barra Funda, Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Oratório, Vila Prudente (Linha 15-Prata), Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Tamanduateí e Santa Cecília.

Os usuários devem observar as regras de utilização da Companhia do Metropolitano, que incluem os horários: de segunda a sexta-feira, a partir de 20h30; aos sábados, de 14h em diante; o acesso é permitido durante o dia inteiro aos domingos e feriados.

CPTM

Na CPTM, desde 2007, a liberação das bicicletas é válida nos finais de semana, a partir das 14h de sábado até o encerramento da operação comercial, e durante todo o dia aos domingos e feriados. Em agosto de 2015, as bikes também foram liberadas para embarque no trem durante a semana após as 20h30. Em 2017, foram registrados o acesso de 65.656 ciclistas portando bikes nos trens.

Ao todo, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos conta com 6.261 vagas em bicicletários, oferecidas em diversas estações do sistema. Os passageiros também devem estar atentos às regras de utilização, fixadas nas estações. Uma das orientações é para o limite de quatro bicicletas por vagão.