CPTM conclui terça demolição de ponte para obras da Linha C

Desde sábado (12), o trânsito é desviado para as ruas Jequirituba e Alexandre Gandini

seg, 14/05/2007 - 22h00 | Do Portal do Governo

Está prevista para esta terça-feira, 15, a liberação do trânsito na Avenida Presidente João Goulart, altura do número 731, Jardim Mália (entre Interlagos e Grajaú), na zona sul, próximo da futura Estação Interlagos, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

No local, a empresa finaliza a demolição da passagem inferior denominada João Goulart sobre a qual circularão os trens da Linha C (Osasco-Jurubatuba), que se estenderá até o Grajaú. Desde sábado (12), o trânsito é desviado para as ruas Jequirituba e Alexandre Gandini.

A antiga passagem dará lugar a uma nova, com 5,5 metros de altura e 11 metros de largura, suficiente não só para receber as duas vias férreas da CPTM, mas para facilitar o grande fluxo de veículos e pedestres ali existente. As fundações da futura estrutura e as paredes de diafragma que a sustentarão, já estão prontas.

Intervenções de apoio na infra-estrutura

A extensão desses 8,5 km na Linha C, com três novas estações, Autódromo, Interlagos e Grajaú, vem proporcionando significativas alterações, que promoverão melhorias gerais de infra-estrutura para a Zona Sul de São Paulo e seus moradores.

Além dessa intervenção, as pontes Belmira Marin e do rio Jurubatuba estão sendo totalmente recuperadas. Ainda sobre o rio Jurubatuba, o projeto prevê uma nova ponte de estrutura metálica.

Outra passagem inferior, a João Cataldo, será construída próxima à futura Estação Autódromo e o viaduto ao lado do aterro sanitário da Vila Sabará (PI do Aterro Sanitário) recebe recuperação estrutural. Para facilitar o acesso ao hospital do Grajaú, a companhia erguerá ainda uma passarela para pedestres.

Na região da Avenida Miguel Yunes, a empresa finaliza a execução de ampla galeria de drenagem sob a ferrovia, que captará as águas pluviais de toda bacia local. Entre as futuras estações Autódromo e Grajaú, já foram retirados cerca de 35.000 m³ de entulho e lixo, e a empresa promoveu um trabalho de conscientização junto à comunidade lindeira.

Também já foram construídos 8 km de muro de concreto para vedação da faixa, com 2,5m de altura, devidamente identificados pela logomarca da CPTM. Para sua construção foram preservadas a grande maioria das árvores existentes no terreno e realizados desvios (do muro) em alguns trechos, desvencilhando-se das plantas cadastradas na Secretaria do Meio Ambiente. Ao lado do muro, seguem em execução novas calçadas para facilitar o acesso de pedestres e canteiro de flores paralelo ao muro, onde será plantada espinheira tipo “unha-de-gato”.

Paralela à obra da CPTM, a Prefeitura de São Paulo dá andamento ao complexo viário Jurubatuba, que mudou o trânsito na área, atraindo parte do fluxo da Av. Interlagos. O terminal de ônibus Grajaú, já em funcionamento, terá uma ligação com a estação de mesmo nome. O mezanino para essa conexão está sendo construído pela CPTM. A previsão de entrega das obras é dezembro de 2007.

Da CPTM