CPTM assina convênio para construção de passarelas na região metropolitana de São Paulo

Expectativa é de que todas as passarelas sejam inauguradas até o final deste ano

sex, 15/01/2010 - 16h49 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assinou nesta sexta-feira, 15, convênio para a construção de passarelas sobre as linhas operadas pela companhia em Ferraz de Vasconcelos, Mauá, Franco da Rocha, Ribeirão Pires e Poá. Ainda está prevista para os próximos dias a assinatura de convênios com os municípios de Itaquaquecetuba e Carapicuíba, Itapevi e Rio Grande da Serra, totalizando nove cidades do interior contempladas com 14 passarelas. Além destas, serão construídas mais oito passarelas no município de São Paulo.

Orçadas em torno de R$ 1,5 milhão, cada intervenção na Região Metropolitana de São Paulo aumentará a segurança para os pedestres, pois reduzirá a possibilidade de se cruzar ilegalmente a linha férrea. Três destas passarelas estão em construção e as demais têm o início das obras previsto para abril. A expectativa é de que todas as passarelas sejam inauguradas até o final de 2010.

O presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, destacou que as parcerias trarão outros benefícios para a população. “As passarelas são parte de um assunto importante para a CPTM: a inserção urbana. A cidade cresceu em volta da ferrovia, que acabou virando uma cicatriz que separa as comunidades. Por isso, estamos vedando a linha férrea e construindo passarelas, para unir as diferentes regiões que foram separadas”, afirma. Ele ainda ressaltou a importância da participação dos municípios. “O investimento na ferrovia é um trabalho árduo do Governo de São Paulo, mas que não faz sentido sem o apoio das Prefeituras, que se tornarão parceiras do Estado”.

As novas travessias fazem parte do conjunto de 24 passarelas que a CPTM entregará até o final de 2010, sendo que duas já foram entregues. A localização foi definida com base em estudo sobre os pontos de maior concentração de população e de serviços (comércio, escolas, hospitais) instalados no entorno das linhas férreas. Elas têm o objetivo não só de facilitar o acesso às comunidades como garantir uma transposição segura da linha férrea.

Expansão SP

As obras integram o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, que está investindo R$ 21 bilhões no setor metroferroviário. Uma das principais metas do plano é transformar 160 quilômetros de linhas da CPTM em qualidade de metrô. Com esses empreendimentos, a previsão é diminuir o tempo médio de viagem em 25% no sistema metroferroviário e ampliar em 55% o número de passageiros transportados sobre trilhos, melhorando diretamente a qualidade de vida das pessoas.

Da CPTM