CPS: série de podcasts destaca as tendências do ambiente educacional

Conteúdo inclui conversas com especialistas que atuam como docentes ou coordenadores à frente de equipes de Etecs e Fatecs

qua, 07/11/2018 - 11h44 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza (CPS), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, lançou um podcast que aborda as tendências do universo da educação para o mercado de trabalho.

Em período de Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e de Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), a primeira edição do FalaTec traz uma entrevista com o professor Almério Melquíades de Araújo, coordenador de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza.

O docente explica a dinâmica dos cursos técnicos, como eles funcionam fora do Brasil e de que modo a formação pode ajudar o aluno conseguir um emprego. Além disso, o conteúdo engloba a reforma do Ensino Médio e como o Ensino Técnico pode ser um caminho para manter o jovem na escola.

“Os cursos técnicos e superiores têm sempre a presunção de profissionalizar o trabalhador, que precisa demonstrar o interesse por uma determinada carreira. Assim, a escola garantirá as competências para que o jovem possa assumir as atribuições profissionais nos variados cargos”, salienta o professor Almério Melquíades de Araújo.

Plástico

No segundo episódio do FalaTec, o professor Marcelo Augusto Meratti de Oliveira, coordenador de projetos de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Unidade de Ensino Superior do Centro Paula Souza, comenta a respeito do fato de que 50% do plástico que utilizamos são de uso único e descartados imediatamente. Vale ressaltar, ainda, que, nos últimos 10 anos, produzimos mais plástico do que em todo o século passado.

O docente também comenta a respeito da discussão sobre a proibição do uso de canudinhos. “As pessoas consomem muitos canudos, além de copos e pratos plásticos. Hoje, o canudo é o vilão da vez. Acho sensacional esse movimento social porque ele tem que acontecer. O mundo mudou. A sociedade não aceita simplesmente tudo que é imposto a ela”, avalia o professor Marcelo Augusto Meratti de Oliveira.

Os interessados nos conteúdos podem conferir as entrevistas completas pelo portal do Centro Paula Souza e pelo Spotify.