COVID-19: Instituto Butantan e Fapesp promovem webinar sobre modelos para a retomada

Encontro virtual programado para esta terça-feira (4), às 17h, reunirá especialistas e poderá ser acompanhado pelo YouTube

seg, 03/08/2020 - 16h32 | Do Portal do Governo

O 3º Webinar Agência Fapesp-Canal Butantan reúne especialistas para discutir o tema “Modelos na Pandemia: para que vão servir na retomada?”. O encontro virtual será realizado nesta terça-feira (4), às 17h.

O webinar será transmitido pelo Canal Butantan no YouTube: https://youtu.be/SkKSjISTQRk. Não é preciso fazer inscrição para acompanhar o evento online.

No encontro, Bernardo Horta, médico epidemiologista da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), apresentará os “Resultados da pesquisa EPICOVID-19”, que tem por objetivo medir a prevalência do coronavírus e avaliar a velocidade de expansão da COVID-19 no país. O estudo busca estimar a proporção de pessoas com anticorpos para a doença.

Além disso, será analisada a evolução de casos na população brasileira, por meio de uma amostragem de participantes em 133 “cidades sentinelas”, que são os maiores municípios das divisões demográficas do país, de acordo com critério do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE.)

Marcos Amaku, epidemiologista matemático da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), falará sobre “Modelagem matemática de COVID-19 no estado de São Paulo”.

Gabriela Gomes, matemática e estatística da Universidade de Strathclyde/Glasgow, discutirá o tema “Modelo de imunidade coletiva para SARS-CoV-2” e Júlio Croda, médico infectologista da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), abordará o tema “Modelos matemáticos: limitações trazidas pelo momento atual”. Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan, será o debatedor.